Uma pessoa segura uma moeda de bitcoin na frente de uma calculadora com o termo taxa
(Foto: Shutterstock)

A WazirX, maior corretora de criptomoedas da Índia, já pode estar sendo comandada a partir de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, se forem confirmadas informações de que seus principais diretores abandonaram o país por conta da recente ‘lei das criptomoedas’.

Em uma reportagem sobre o assunto publicada nesta semana, a revista Forbes India afirmou que os cofundadores da WazirX Nischal Shetty e Siddharth Menon teriam se mudado com suas famílias para a cidade árabe.

Publicidade

Segundo a publicação, o também cofundador Sameer Mhatre, que atua como diretor de Tecnologia, vai continuar liderando a exchange na Índia.

A reforma tributária da Índia, aprovada no mês passado, determinou a cobrança de 30% sobre ganhos de capital com bitcoin e demais criptomoedas a partir do dia 1º de abril.

A conta da WazirX no Twitter afirmou que, apesar de ter escritórios em duas cidades indianas, suas operações podem ser feitas de qualquer lugar do mundo. Embora tenha afirmado que o quartel-general segue em Mumbai, na Índia, ela não negou a informação sobre a mudança de endereço dos executivos na cúpula da empresa para Dubai.

“Somos uma organização que trabalha remotamente em mais de 70 localidades, provendo aos funcionários trabalharem com conforto e conveniência, a menos que precisem viajar oficialmente. A WazirX possui escritórios em Mumbai e Bangalore (Na Índia) e não muda nada nos nossos procedimentos operacionais. É normal”, diz o tuíte.

Publicidade

Imposto sobre criptomoedas da Índia

A WazirX foi fundada em 2017 e passou a ser apoiada pela Binance em 2019, uma das maiores empresas cripto do mundo. Quando veio a imposição do imposto de 30%, a maioria das corretoras da Índia presenciou uma violenta redução nos volumes de negociação. Na WazirX, por exemplo, o volume caiu mais de 70%.

A proposta de cobrar o imposto partiu da ministra das Finanças Nirmala Sitharaman. Os membros da oposição reagiram fortemente ao projeto de lei, chamando a atenção para a falta de clareza no texto, com vários parlamentares alegando que impostos sobre criptomoedas podem acabar com o setor.

Players do setor cripto até tentaram persuadir os legisladores a abrandar a taxa do imposto participando de reuniões com as bancadas e publicando vários artigos sobre o tema. No entanto, as ações foram em vão.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup está prestes a lançar uma plataforma “onde as pessoas poderão minerar dados cerebrais em troca de tokens”
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Brasileiros que escanearam íris com Worldcoin relatam problemas em receber criptomoedas

Reclamação é de que ao desinstalar e instalar aplicativo para tentar retomar acesso, usuários não conseguem ganhar os tokens prometidos
Imagem da matéria: Microsoft revela chip quântico alimentado por um "novo estado da matéria"

Microsoft revela chip quântico alimentado por um “novo estado da matéria”

O processador Majorana 1 da Microsoft usa supercondutividade topológica para potencialmente escalar a computação quântica para 1 milhão de qubits
Imagem da matéria: Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

70% da oferta do suposto token YZY ficará nas mãos de Kanye West e poderá ser usado para comprar produtos na loja online do rapper