Imagem da matéria: Justiça do Rio Grande do Norte investe em curso sobre blockchain
(Foto: Shutterstock)

A Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte (ESMAFE) publicou, na última quarta-feira (15), a lista dos inscritos selecionados que farão parte do Grupo de Extensão em Inteligência Artificial e Blockchain. Os cursos são a distância e buscam aumentar os conhecimentos de profissionais do Direito em relação às tecnologias nos campos jurídicos e sociais.

Os detalhes sobre o Grupo de Extensão em Blockchain foram divulgados em agosto de 2018 na Portaria nº 07/18 da instituição. O Grupo de extensão busca “apoiar a compreensão das mudanças econômicas culturais e sociais, e impactos éticos e jurídicos introduzidos pelo rápido desenvolvimento da tecnologia”.

Publicidade

Segundo o edital, o curso consistirá em 12 encontros de 2 horas cada, totalizando uma carga horária de 24 horas, que se extenderão durante 13 meses. O programa deve começar em 8 de novembro e será coordenado por Amanda Lima, vice-presidente da Comissão de Direito das Inovações e Startups da OAB/RN.

Amanda disse em entrevista com o Portal do Bitcoin que é é advogada do ramo empresarial e direito das inovações. Ela presta consultoria para regras de negócios com blockchain e criptomoedas. É também professora do INSPER e CESUSC e escreve artigos relacionados a criptoativos e blockchain. Ela falou sobre o crescimento de sua relevância na área:

Como escrevo há um ano e oito meses sobre blockchain, começaram a me contactar para fazer palestras e começar a contar sobre o assunto. Como é uma inovação, muitas coisas temos que buscar do zero, pegando o que há na tecnologia e no Direito para interpretar como será a aplicação da legislação local.

Foram disponibilizadas 30 vagas para os cursos sobre blockchain e tecnologia artificial, 15 para cada um. Os selecionados passaram por processo seletivo em que tiveram que demonstrar interesse de aplicar as tecnologias nas regiões Norte e Nordeste do país, desenvoltura para produção bibliográfica e profissional e comunicabilidade em inglês.

O projeto é focado em estudantes do Norte e Nordeste, buscando combater a difícil inserção de profissionais do Direito nessas regiões. A iniciativa é completamente gratuita e voluntária.

Publicidade

A ESMAFE foi fundada em 2004 e oferece cursos presenciais e a distância sobre diversas áreas jurídicas. A instituição tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre profissionais e estudantes do direito, além de realizar eventos abertos ao público sobre questões relacionadas ao Poder Judiciário.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

Polícia prende chefe de pirâmide financeira que roubou R$ 10 milhões de investidores

O suspeito captava recursos financeiros sem autorização da CVM, prometendo rendimentos acima do mercado
ilustração rede ethereum em azul e fundo preto simula rede blockchain

Nova atualização “Pectra” do Ethereum está prevista para abril; conheça

O upgrade na rede do ETH deve ser finalizado em 8 de abril se os testes Holesky e Sepolia forem bem-sucedidos
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial