Justiça do Reino Unido dá vitória a falso criador do Bitcoin e manda site tirar white paper do ar

Craig Wright diz ser Satoshi Nakamoto
Imagem da matéria: Justiça do Reino Unido dá vitória a falso criador do Bitcoin e manda site tirar white paper do ar

Australiano Craig Wright diz ser Satoshi Nakamoto mas não consegue provar (Foto: Reprodução/Youtube)

Você pensaria que, de todos os lugares na internet, você seria capaz de ler o white paper do Bitcoin no site Bitcoin.org. Para os britânicos, isso não será possível por muito mais tempo.

Craig Wright, que diz ser o criador do Bitcoin, ganhou nesta segunda-feira (28) um caso no Tribunal Superior para forçar o site educacional do Bitcoin a remover o white paper da moeda de seu site. É o primeiro sucesso em sua série de tentativas de controlar quem exibe o documento fundador do protocolo.

Publicidade

Em uma audiência remota, um juiz disse que “Cøbra”, o pseudônimo operador do Bitcoin.org, deve exibir um aviso em seu site sobre o julgamento, pagar pelo menos £ 35.000 em custas judiciais e remover o white paper. Cøbra perdeu o caso por causa de uma sentença à revelia; ele não montou defesa para preservar seu anonimato.

Wright alegou que o Bitcoin.org infringiu seus direitos autorais sobre o white paper, que ele afirma ter escrito com o apelido de “Satoshi Nakamoto”. A batalha mais ampla de Wright para provar que ele é o criador do Bitcoin ainda está passando pelos tribunais, mas foi amplamente rejeitada pela comunidade.

A ordem ainda não foi entregue, Cøbra disse ao Decrypt. “Se continuar a hospedá-lo depois disso, estará infringindo a lei”, disse ele. Um porta-voz da ONTER LLP, a firma de advocacia que assessorou Wright no caso, disse que não sabia quando a ordem seria entregue.

Simon Cohen, advogado da ONTER LLP, disse em um comunicado: “O Dr. Wright não deseja restringir [sic] o acesso ao seu white paper. No entanto, ele não concorda que deva ser usado por apoiadores e desenvolvedores de ativos alternativos, como o Bitcoin Core ”, disse ele.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co