Juiz manda congelar R$ 42 milhões do falso Satoshi Nakamoto por risco de fuga de capital

Craig Wright, que dizia ser o criador do Bitcoin, não conseguiu provar suas alegações e agora terá que pagar as custas processuais no Reino Unido.
Craig Wright posa para foto

Craig Wright (Foto: Divulgação)

O juiz James Mellor, do Tribunal Superior de Justiça do Reino Unido, determinou na quinta-feira (28) o congelamento em escala global de 6,7 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 42 milhões) dos ativos de Craig Wright, por risco de fuga de capital. O australiano que dizia ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, não conseguiu provar suas alegações nos tribunais e agora terá que pagar as custas processuais.

De acordo com a sentença, publicada no site do Bitcoin Legal Defense Fund, o magistrado decidiu que Craig Wright não era Satoshi Nakamoto como afirmava ser, o que culminou em sua perda na batalha judicial de cerca de três anos contra a Crypto Open Patent Alliance (COPA), uma associação de defesa do Bitcoin apoiada por Jack Dorsey

Publicidade

Conforme aponta o juiz, pouco depois do veredicto, Wright notificou a Companies House, órgão responsável pelo registo de empresas do Reino Unido, que as ações da sua empresa RCJBR Holding tinham sido transferidas para a DeMorgan , uma empresa constituída sob as leis de Singapura.

Sobre a transferência de ações, o magistrado escreveu:

“Compreensivelmente, isso deu origem a sérias preocupações por parte da COPA de que o Dr. Wright estava implementando medidas para tentar evitar os custos decorrentes de sua perda no julgamento. Considero que há um risco muito real de dissipação”.

Mellor apontou ainda que Wright tem um histórico de inadimplência em relação a ordens de pagamento em dinheiro.

Falso Satoshi Nakamoto

Durante anos, Wright afirmou que inventou o Bitcoin e que, portanto, possuía os direitos autorais do white paper do Bitcoin. Mas isso não é verdade, decidiu o juiz Mellor.

“Farei certas declarações que considero úteis e necessárias para fazer justiça entre as partes. Primeiro, que o Dr. Wright não é o autor do white paper do Bitcoin. Em segundo lugar, o Dr. Wright não é a pessoa que adotou ou operou sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto no período de 2008 a 2011″, disse o juiz.

Publicidade

Em janeiro, antes do início do julgamento, Wright ofereceu-se para  resolver  o caso de propriedade intelectual com a COPA, na esperança de evitar um julgamento e custos legais, mas a COPA  rejeitou  publicamente a proposta.