Jovens criam projeto para prever ganhos com criptomoedas usando inteligência artificial

O projeto escolar dos adolescentes irlandeses para fazer equações e prever os futuros preços das moedas logo estará acessível ao público
Imagem da matéria: Jovens criam projeto para prever ganhos com criptomoedas usando inteligência artificial

Foto: Shutterstock

A febre das criptomoedas está chegando na sala de aula.

Dois cientistas de 15 anos de idade de Dublin, capital da Irlanda, desenvolveram um algoritmo computacional para prever movimentações no mercado de criptomoedas.

Publicidade

Taha Fareed e Jevin Joy da escola Coláiste Phádraig, na cidade de Lucan, estão lançando um site em que o público será capaz de usar o modelo para visualizar as previsões de futuros preços de criptoativos.

Após ver seus colegas e professores se envolverem no meio cripto, a dupla ficou inspirada em criar o projeto.

Fareed e Joy aprenderam sozinhos os aspectos básicos de machine learning ao assistirem tutorais em vídeo. Seu modelo escolhido foi a inferência bayesiana – um teorema complicado que infere futuras probabilidades de um conjunto de condições prévias.

Ao falar com orgulho de seu modelo, Fared disse ao jornal Irish Times que criação da dupla é “melhor [do que] o melhor modelo que encontramos durante nossa pesquisa. Estamos muito felizes com o que alcançamos, mas sabemos que existem muitas melhorias que podemos fazer”.

Seu projeto é um concorrente na BT Young Scientist and Technology Exhibition (BTYSTE) deste ano. A exibição começou na quarta-feira (12) e os ganhadores serão anunciados na sexta-feira (14).

Prodígios cripto

Fareed e Joy não são os únicos prodígios no setor cripto. Gajesh Naik, 13, é outro candidato para desenvolvedor cripto mais jovem.

Publicidade

Em 2021, ele virou manchete quando desenvolveu Gaj Finance, anteriormente conhecido como PolyGaj, um gestor monetário de cripto desenvolvido na rede Ethereum.

Gajesh passou cinco anos aprendendo sozinho linguagens de programação, incluindo C, C++, Java, JavaScript e Solidity – a linguagem geralmente usada para programar contratos inteligentes no Ethereum.

Atualmente, o valor total de criptoativos bloqueados no Gaj Finance totaliza mais de US$ 260 mil, de acordo com o site DeFi Llama.

Estranho ver no que os jovens estão se interessando atualmente, né?

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.