O Illuvium (ILV), jogo NFT anunciado no ano passado e que ainda está em desenvolvimento, surpreendeu o setor de criptomoedas nesta semana ao anunciar a venda de milhares de terrenos virtuais e arrecadar US$ 72 milhões – o equivalente a cerca de R$ 360 milhões – mesmo em plena baixa no mercado cripto. A oferta, que teve início na última quinta-feira (02), encerrou no domingo (05).
Segundo a equipe Illuvium, além da receita milionária, ainda sobraram 31 terrenos dos 20 mil colocados à venda e que serão dados como brindes no futuro. Como resultado da ação, também serão queimados 239.388 sILV2— o token do jogo — e distribuídos à comunidade 4.018 ETH (cerca de US$ 7 milhões).
“Obrigado a todos os participantes e parceiros que ajudaram a tornar este um sucesso histórico”, escreveu a equipe no Twitter, ressaltando que não houve ‘guerra’ de gas (taxa da rede Ethereum) durante a venda.
Segundo o site Decrypt, a Illuvium usou um formato de leilão que faz o preço dos NFTs diminuírem gradualmente conforme são postos em oferta novos lotes. Os preços começaram em 2 ETH (cerca de US$ 3,5 mil) para parcelas de Nível 1; 6 ETH (US$ 10,5 mil) para Nível 2; 20 ETH (US$ 35 mil) para Nível 3; e 80 ETH (US$ 140 mil) para Nível 4, descreveu a publicação.
Apesar de surpreender o mercado cripto, a Illuvium também faz parte de um grupo de altcoins que perdeu quase todo seu preço histórico. No caso do ILV, o token já chegou a ser negociado em mais de US$ 1.800 em novembro do ano passado; no momento do texto, o ILV vale pouco mais de US$ 260.
O Illuvium está sendo desenvolvido desde o final de 2020 por Kieran e Aaron Warwick e tinha planos de ser lançado até o final do ano passado, mas isso ainda não aconteceu. O projeto conta com um brasileiro na equipe, Pedro Bergamini, de 21 anos, que atua como desenvolvedor sênior de Solidity.
Quando falou com o Portal do Bitcoin em setembro do ano passado, Bergamini disse que, em sua visão, o diferencial do Illuvium é que ele será um jogo triple AAA — categoria máximna de um game — que deve chamar atenção do público em geral de games ao invés de ficar limitado à indústria blockchain.
“Os jogadores estarão ali pelo jogo em si e para se divertir, mais do que por sua economia, e acho que isso levará o modelo play-to-earn para outro nível. Estou curioso para ver como vai ser”, relatou na época.