jap
(Foto: Shutterstock)

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) aprovou a formação de uma associação de exchanges locais que busca autorregular o mercado de criptomoedas no país. A Associação de Exchanges Japonesas de Moedas Virtuais (JVCEA) buscava certificação do órgão fiscalizador desde o início do ano.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (24), em resposta ao requerimento para aprovação enviado pelo grupo em agosto, a FSA classificou oficialmente o grupo de exchanges como uma “associação certificada para arbitragem de negócios”.

Publicidade

A decisão dá autonomia à JVCEA para criar regras sobre negociantes de moedas digitais e tomar atitudes em casos de violação.

A associação possui 16 membros licenciados. Todos são plataformas de câmbio de criptoativos. O grupo se formou a partir da necessidade de maior segurança do setor, que ficou evidente após o roubo de US$ 530 milhões da exchange Coincheck.

Embora o grupo ainda não tenha anunciado novas regulações para as exchanges membros, um rascunho obtido pela agência Reuters sugere que uma das primeiras medidas da Associação será exigir que as empresas mantenham seu dinheiro espalhado por diversas contas bancárias e ativos no governo.

A medida seria para minimizar o impacto de possíveis ataques de hackers e possibilitar que as exchanges tenham como retornar os fundos para seus clientes. A legislação japonesa já obriga que as companhias mantenham separados os recursos dos clientes dos próprios fundos empresariais.

Publicidade

Segundo o Coindesk, a Associação já havia feito outras propostas anteriormente, como realizar auditorias regularmente entre os membros e limitar a quantidade máxima de valor negociado por clientes individuais.

A FSA tem experimentado uma elevação no número de empresas buscando licença para negociar criptomoedas. Em setembro, a Agência divulgou que mais de 160 companhias estavam buscando aprovação. O órgão estatal disse também que planeja aumentar a equipe responsável pela análise de pedidos relacionados a exchanges.

Atualmente, para uma empresa japonesa obter uma licença de operações com criptomoedas pela FSA precisa responder um questionário de 83 páginas detalhando o funcionamento das plataformas, aspectos de segurança, entre outros itens.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Ganha força tese de que Jack Dorsey, criador do Twitter, é Satoshi Nakamoto

Tese aponta interesses do Jack Dorsey por criptografia e finanças alternativas e intensa participação nos primeiros anos do Bitcoin
banner de divulgação hackathon chiliz

Chiliz anuncia hackathon no estádio do PSG com prêmio de US$ 150 mil

No “Hacking Paris”, os desenvolvedores terão de criar soluções web3 para fãs de futebol com prêmios distribuídos em diversas categorias
Javier Milei gesticulando

Cofundador da empresa por trás do token TRUMP renuncia após acusação de manipular token de Milei

Colapso do token LIBRA intensificou as acusações de insider trading, com analistas on-chain apontando para atividades suspeitas
donald trump e bitcoin

Trump quer que todo Bitcoin seja minerado nos EUA — e como fica o meio ambiente?

O governo do presidente Trump pode tornar os EUA ideais para mineradores de Bitcoin, principalmente se o país for flexível em relação às regulamentações ambientais