O Banco do Japão anunciou na quinta-feira (17) planos para lançar um novo piloto para o seu programa de Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o iene digital, em abril.
A CBDC é uma versão digital da moeda fiat de um governo — como o dólar americano, o real ou o iene — apoiada por um Banco Central. CBDCs são ativos digitais, mas são diferentes de outras criptomoedas como Bitcoin ou o Ethereum, por exemplo, na forma como eles são executados em uma blockchain privada, controlada por um governo.
O Banco não espera que ocorram transações reais entre os usuários participantes. Em vez disso, apenas “transações simuladas” serão liquidadas durante o piloto, de acordo com o anúncio.
O objetivo é testar a “viabilidade técnica” da CBDC, bem como aprender mais com empresas privadas sobre a forma como estão usando moedas digitais.
Esse ensaio também vai explorar os desafios técnicos de ligar a rede experimental da CBDC às redes financeiras existentes e determinará os modelos de dados e a arquitetura adequados para facilitar os pagamentos offline.
O último anúncio é apenas o mais recente entre vários ensaios, experiências e documentos de trabalho do Banco Central japonês.
Avanço das CBDCs
O Japão não é a única grande economia desenvolvida que está avançando com seus planos de CBDC.
O Banco da Inglaterra e o Tesouro do Reino Unido recentemente revelaram uma nova consulta sobre a implementação de uma “Britcoin”, a qual se espera estar em pleno uso no final da década de 2020. O Reino Unido também tem trabalhado para criar uma Libra Digital desde pelo menos abril de 2021, quando uma força-tarefa oficial foi criada.
Em setembro, a Austrália também anunciou sua intenção de avançar com seus planos para um piloto CBDC, que seria chamado de eAud.
Segundo a pesquisa do Bank of America (BoA), cerca de 114 Bancos Centrais — representando 58% de todos os países, estão hoje explorando as CBDCs.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias