Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

Jack Dorsey renunciou ao cargo de diretor executivo (ou CEO) do Twitter, de acordo com um anúncio da empresa. Parag Agrawal, ex-diretor de tecnologia do Twitter, será o novo CEO. Dorsey também manterá sua posição no comitê de diretores da empresa.

Em sua carta de resignação compartilhada no Twitter, Dorsey escreveu:

Publicidade

Dorsey, 34, também é CEO da Square, uma empresa de pagamentos digitais que ele comanda em paralelo ao Twitter.

Dorsey cofundou o Twitter em 2006 e atuou como CEO da empresa até 2008 antes de ser forçado a deixar o cargo. Ele voltou para uma segunda passagem em 2015 após o ex-CEO Dick Costolo deixar o cargo.

Elliott Management, acionista do Twitter, visou retirar Dorsey do cargo em 2020 ao questionar a validade de ele operar duas empresas negociadas em bolsa ao mesmo tempo. Um acordo com a gestão do Twitter foi feito, permitindo que Dorsey estendesse sua permanência na empresa.

Dorsey tornou o Cash App da Square em um recurso importante no mercado de pagamentos de ponto a ponto, pois permite que pessoas comprem cripto facilmente com fiduciárias e enviem pagamentos a amigos ou vendedores.

É importante mencionar que Dorsey e Square estão no cerne do investimento e desenvolvimento em bitcoin (BTC).

Dorsey e o bitcoin

O próprio Dorsey é um fervoroso defensor do bitcoin e a Square ajudou a impulsionar uma nova onda de adesão institucional do bitcoin em 2020 quando adquiriu a criptomoeda para sua tesouraria.

A Square também está criando uma variedade de ferramentas para desenvolvedores que estão trabalhando em produtos de serviços financeiros, incluindo uma carteira de hardware para bitcoin.

Publicidade

Este ano, Dorsey anunciou que a Square está criando um novo braço que irá facilitar “serviços financeiros não custodiais, apermissionados e descentralizados” com foco no bitcoin.

Outros planos incluem o desenvolvimento de uma corretora descentralizada (ou DEX) para o bitcoin, bem como fazendas de mineração da criptomoeda.

No entanto, a pergunta que fica é o que a saída de Dorsey significa para os próprios planos do Twitter em relação a criptomoedas e tecnologia.

Este mês, a rede social afirmou que estava lançando Twitter Crypto, uma equipe especializada que irá explorar aplicações descentralizadas (ou dapps) com o objetivo final de explorar a possibilidade de incorporar tecnologias descentralizadas aos produtos e à infraestrutura da plataforma.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

A exchange disse que pode ser solicitada a compartilhar informações sobre seus usuários com o governo
Donald trump é fotografo sorrindo em evento

Trump irá criar conselho para criptomoedas no primeiro dia, afirma Bloomberg

Expectativa é que Trump crie um conselho consultivo formado por membros da indústria cripto para ter uma interlocução com o governo
Imagem da matéria: Ex-funcionários da FTX compram braço europeu da corretora

Ex-funcionários da FTX compram braço europeu da corretora

Backpack Exchange adquire FTX EU e terá como um das primeiras missões distribuir os valores aprovados na falência para clientes da FTX
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

BeeFund: Suposta pirâmide financeira anuncia volta e sorteio de Camaro

Após lesar centenas de investidores, BeeFund anuncia retorno e lançar uma nova plataforma