Moeda de Bitcoin com bandeira do Irã
Shutterstock

O Banco Central do Irã (CBI) aprovou o texto da “Política e Estrutura Regulatória para Criptomoedas”, reafirmando sua autoridade como principal regulador do setor no país, informou o site Tehran Times no sábado (7). O marco regulatório ocorre cerca de quatro anos após o então presidente, Hassan Rouhani, pedir a criação de uma regulamentação para o setor.

De acordo com a publicação, a estrutura aprovada prioriza o licenciamento de corretores e custodiantes de criptomoedas, com supervisão direta do CBI, assegurando também a adesão às normas de combate à lavagem de dinheiro (AML), financiamento ao terrorismo (CTF) e exigências tributárias.

Publicidade

O presidente do BCI, Mohammadreza Farzin, descreve a publicação, destacou a cooperação com órgãos como o Ministério de Assuntos Econômicos e Finanças para criar regulações sólidas que atendam ao crescente ecossistema digital. Ele ressaltou que a nova política foca na regulamentação ativa e no aproveitamento das oportunidades econômicas oferecidas pelos ativos digitais.

Abdolnasser Hemmati, Ministro de Assuntos Econômicos do governo iraniano, reforçou a abordagem do governo, que busca organizar, e não restringir, o mercado de criptomoedas. Ele observou que medidas restritivas têm sido ineficazes e afirmou que a estratégia agora é gerenciar riscos enquanto aproveita benefícios, como a geração de empregos e alternativas para contornar sanções econômicas.

Hemmati também criticou o bloqueio de acesso à internet no país, destacando seu impacto negativo na economia. Ele defendeu uma transição para o fortalecimento da economia digital e sugeriu a criação de uma associação que una os participantes do mercado de criptomoedas, promovendo seus interesses coletivos.

Irã e criptomoedas

Nos últimos anos, o Irã utilizou criptomoedas como ferramenta estratégica em resposta às sanções dos EUA, que limitaram seu acesso às finanças globais.

Publicidade

O governo regulamentou a mineração de criptomoedas como uma fonte alternativa de receita e investigou seu uso em acordos comerciais internacionais, embora sob rígido monitoramento para evitar abusos financeiros.

Em 2021, CBI passou a permitir o pagamento de importações com criptomoedas extraídas no país, ou seja, provenientes da mineração de empresas reguladas pelo governo.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) pretende submeter uma legislação ao parlamento já em 2026, após consultar o setor cripto
ilustração de Elon Musk e Donald Trump

Membro do DOGE ligado a Elon Musk já ajudou rede de hackers que roubava criptomoedas, diz Reuters

Edward Coristine gerenciava a DiamondCDN, cuja clientela incluía o grupo criminoso “EGodly”
Joe Exotic e tigre posam para foto

Joe Exotic, protagonista da série ‘Tiger King’ da Netflix, lança memecoin da prisão para quitar dívidas

“Estou atolado em contas”, disse o criador da EXOTIC, Joseph Maldonado-Passage, famoso pela série ‘Tiger King’ da Netflix
crocodilo, jacaré

Malware “Crocodilus” está drenando carteiras de criptomoedas em aparelhos Android

Trojan utiliza ferramentas como controle remoto, sobreposição de tela preta e coleta avançada de dados para acessar carteiras de criptomoedas