Investidora “popstar” revela em quais empresas de Inteligência Artificial ela está apostando

Gestora de Cathie Wood sugere cautela antes de procurar gigantes da tecnologia e diz que empresas menores podem inovar mais nessa área
Fundadora da Ark Invest Cathie Wood posa para foto

(Foto: Reprodução/Facebook)

A Ark Invest, gestora de ativos com foco em tecnologia, destacou um grupo de empresas como parte do que chamou de “Onda Adormecida” de oportunidades promissoras de investimento no tema da inteligência artificial.

Nomes conhecidos como Apple, Alphabet (dona do Google), Microsoft e Nvidia não ficaram entre elas. Na verdade, a gestora da investidora “popstar” Cathie Wood desaconselha pensar que as ações de tecnologia “mega cap” (com grande valor de mercado) serão as maiores beneficiadas da “revolução da AI”.

Publicidade

“Embora tenham se beneficiado desproporcionalmente com o boom da AI até agora, nossa pesquisa sugere que muitas das ações blue chips e de grande capitalização estão apresentando valuations muito altos e estão em risco de sofrerem uma disrupção”, escreveu a Ark em relatório desta terça-feira (22).

Ações como a Nvidia explodiram durante o boom da AI, agora com alta de 216% no acumulado do ano. A empresa é uma fornecedora popular de chips de processamento necessários para aplicações de deep learning.

De acordo com a Ark, muitos de seus ganhos iniciais foram impulsionados por “marcar a caixa” do investimento em AI, aplicando dinheiro em áreas conhecidas para obter exposição rápida ao setor. Embora ainda seja uma beneficiária do avanço tecnológico, a gestora disse que há muitas oportunidades menos exploradas negociando com valuations mais baixos que podem em breve trazer significativas “surpresas de ganhos”.

Uma delas é a Replit – uma plataforma de codificação baseada em San Francisco com foco em AI. A Ark prevê que a codificação será a “próxima fronteira para ferramentas colaborativas” e que a Replit provavelmente liderará o lado de desenvolvimento do movimento.

Publicidade

Outra companhia é o provedor de API de comunicação com cliente Twilio, que está “melhor posicionado para introduzir inteligência artificial nos canais de comunicação com o cliente”, de acordo com Ark.

Gigantes em desvantagem

Por outro lado, as gigantes da tecnologia podem enfrentar desvantagens em comparação com seus concorrentes menores ao tentar inovar neste espaço. Essas empresas não apenas correm o risco de se aproximar da saturação do mercado, mas seu crescimento pode ser prejudicado por obstáculos políticos, como privacidade e decisões antitruste.

“Empresas com dados proprietários, vantagens de distribuição e forte liderança devem estar melhor posicionadas para capitalizar os ganhos de produtividade e novos mercados criados pela inteligência artificial”, concluiu a Ark

A AI já parece apresentar oportunidades de crescimento impressionantes para os mineradores de Bitcoin, cuja infraestrutura existente pode obter uma receita muito melhor por unidade de energia do que a própria AI, de acordo com uma pesquisa do JP Morgan.

Publicidade

A pesquisa da Ark sugeriu que cada dólar gasto em hardware de AI poderia render US$ 21 de receita de software ao longo de sua vida útil.

*Traduzido por Rodrigo Tolotti com autorização da Decrypt.