Grande parte dos conselhos financeiros divulgados pelo Tik Tok, rede social que explodiu durante a pandemia, não é confiável, indica uma pesquisa realizada pela exchange Paxful.
Vários influenciadores vem aproveitando a plataforma para divulgar conselhos sobre investimentos. No entanto, as dicas postados no Tik Tok podem conter interesses escusos. A pesquisa identificou que 64% dos vídeos analisados continham incentivos voltados para empresas específicas, com destaque para as grandes do setor de tecnologia, como a Amazon, o Google e a Tesla.
Apenas 10% dos influenciadores examinados tinham exposto as suas credenciais para falar sobre o mercado financeiro; 90% deles, por outro lado, não tinham ou não expressavam as suas qualificações publicamente. Isso simboliza que as pessoas que falam sobre finanças, na nova rede social, talvez sequer sejam investidores no mercado de ações ou criptomoedas.
Conforme a pesquisa, em relação à responsabilidade sobre as declarações proferidas pelo Tik Tok, apenas 40% dos influenciadores continham algum tipo de “disclaimer” nos seus perfis. Logo, frases como “essa é apenas a minha opinião pessoal, mas não um recomendação de investimento” são comuns em perfis de personalidades do universo financeiro.
Porém, na plataforma, isso é ignorado por 60% dos influenciadores de finanças. Nos vídeos, a estatística é ainda mais preocupante: apenas 13% deles continham disclaimers.
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29 milhões de visualizações
Para a Paxful, os vídeos que continham problemas alcançaram 29 milhões de visualizações até o momento e somaram 3,6 milhões de likes. Esses são os conteúdos que, de acordo com a exchange, conduzem os usuários ao erro ou propagam informações inverídicas. O principal erro dos influenciadores financeiros é realizar recomendações diretas de investimentos; isso está presente em 11% dos vídeos sobre o tema.
Na sequência, 4% de todos os vídeos sobre finanças garantem que os usuários vão fazer dinheiro. Apesar de menos comum, essa é uma tática considerada perigosa, já que promete riqueza aos usuários que seguirem os passos dos criadores de conteúdo. Ademais, 1% dos vídeos especificava, de forma direta, quanto os usuários deveriam investir em determinados ativos.
É importante tomar alguns cuidados nas redes sociais, segundo informa o psicólogo e planejador financeiro Brad Klontz, em entrevista à Paxful. “Evitem influenciadores que fazem recomendações específicas de investimentos, como em qual ação investir ou qual produto financeiro comprar.”