A rede elétrica do Texas precisará, em breve, receber investimentos e se expandir para conseguir dar conta da crescente procura de mineradores de Bitcoin e de data centers de Inteligência Artificial pela região, em um cenário que pode ser complicado em termos políticos.
Falando ao Comitê de Negócios e Comércio do Senado do Texas na quarta-feira (12), Pablo Vegas, CEO do Electric Reliability Council of Texas (ERCOT, grupo que controla a rede elétrica texana), disse que a demanda dessas duas indústrias está testando a rede, forçando as autoridades a revisar as estimativas para saber quanta energia será necessária manter a produção até ao final da próxima década.
“Estamos tentando montar um quebra-cabeça que ilumine como esse mercado pode funcionar nos próximos cinco, dez ou quinze anos”, disse Vegas, segundo a imprensa local.
De acordo com o executivo, nos próximos seis anos a capacidade do estado precisa aumentar de 85 mil megawatts para 150 mil megawatts, ou seja, praticamente dobrar. Sendo que a expectativa anteriormente era que precisasse chegar a apenas 130 mil megawatts.
A mineração de Bitcoin e os data centers de IA serão responsáveis por mais da metade do crescimento adicional na rede do Texas, disse ele. Uma pesquisa da Vrije Universiteit em Amsterdã projeta que a IA poderá ser responsável por tanto consumo de eletricidade quanto o Bitcoin em apenas alguns anos.
Disputa política
Não só preocupa o custo maior que o previsto para a expansão da rede elétrica, mas isso também tem gerado atritos políticos. O senador Jose Menendez disse durante a audiência que era “inerentemente injusto” que as operações de mineração e os data centers de IA pudessem se mudar para o estado para aproveitar seu baixo custo de energia enquanto os texanos comuns estavam “tomando decisões difíceis sobre custos”.
Após a audiência no comitê, o governador Dan Patrick disse no x (antigo Twitter) que essas duas indústrias “produzem muito poucos empregos em comparação com as incríveis demandas que colocam em nossa rede” e que o Senado do Texas estaria analisando mais de perto as questões.
“Estou mais interessado em construir a rede para atender os clientes em suas casas, apartamentos e empresas normais e manter os custos tão baixos quanto possível para eles, em vez de para indústrias de nicho que têm demandas massivas de energia e produzem poucos empregos”, escreveu ele. “Queremos data centers, mas não pode ser o Velho Oeste Selvagem de data centers e mineradores de criptomoedas quebrando nossa rede e apagando as luzes.”
Tudo isso ocorre no momento em que o principal candidato republicano à presidência, Donald Trump, tem reforçado seu apoio à indústria cripto e de mineração de Bitcoin.
“A mineração de Bitcoin pode ser nossa última linha de defesa contra um CBDC (moeda digital de Banco Central). O ódio de Biden ao Bitcoin só ajuda a China, a Rússia e a esquerda comunista radical. Queremos que todo o Bitcoin restante seja FEITO NOS EUA!!! Isso nos ajudará a ser ENERGIA DOMINANTE”, disse Trump em uma postagem recente na rede social Truth Social.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes