Homem tem carteira de bitcoin e senhas roubadas, mas é salvo por dispositivo de segurança secreto

Bandidos forçaram a entrega até mesmo das chaves privadas, mas não conseguiram levar nada
Imagem da matéria: Homem tem carteira de bitcoin e senhas roubadas, mas é salvo por dispositivo de segurança secreto

Foto: Shutterstock

“É uma sensação fantástica quando você tem certeza de que tudo está seguro”, disse o investidor de bitcoin Callum McArthur, que no mês passado teve sua casa invadida por ladrões que roubaram sua carteira de hardware e lhe forçaram a entregar as chaves privadas.

O que os bandidos não sabiam é que o dispositivo de Callum era configurado com um sistema de proteção conhecido como ‘multisig’, que é uma solução para multiassinaturas. Como resultado, os ladrões não conseguiram acessar os bitcoins de sua carteira.

Publicidade

“Foi na noite de 31 de outubro”, disse Callum ao contar o caso em um vídeo no Youtube, descrevendo a ação dos ladrões. Ele disse que para dar segurança aos seus fundos de bitcoin, construiu cinco cofres, inclusive um à prova de fogo, para manter a placa de metal com as palavras de recuperação e as senhas do dispositivo.

“Eles invadiram e então pegaram as minhas 24 palavras de recuperação, mas não há absolutamente nada que eles possam fazer”, disse Callum, alertando que o ideal é diversificar a segurança nos investimentos mais importantes. Caso contrário, ressaltou, você pode perder 10, 15 anos de todo o seu suado trabalho. “Não ignore a segurança”, concluiu

Roubo de bitcoin

Notícias de roubo a carteiras físicas de criptomoedas não são muito constantes, pois esse tipo de dispositivo além de ser praticamente novo no mercado é provavelmente adotado por holders que possuem uma quantidade relevante de bitcoin, por exemplo. As carteiras hardware mais conhecidas do mercado são a Ledger e Trezor, que permitem a configuração de um sistema multisig.

A maioria que entra agora no mundo das criptomoedas geralmente deixa seus fundos em uma corretora. No entanto, nem mesmo desta forma o usuário de bitcoin está seguro. Um caso recente ocorreu em Madri, na Espanha, e envolveu Zaryn Dentzel, fundador da rede social Tuenti.

Publicidade

Logo que bateram à sua porta, Dentzel abriu sem hesitar, pois aguardava uma pessoa. Porém eram bandidos, contou o El Espanhol em uma reportagem no início deste mês.

À polícia, Dentzel explicou que acabou confessando a senha de sua carteira eletrônica mediante agressão e que os ladrões de bitcoin lhe roubaram uma fortuna, sem estipular o valor.