Harris ou Trump? Qualquer um dos dois trará a regulamentação cripto, diz Kevin O’Leary

O investidor canadense e estrela do “Shark Tank” diz que a intervenção do governo é inevitável para um setor cripto em amadurecimento
Kevin O'Leary, do programa "Shark Tank" é fotografado

Shutterstock

Quando se trata de uma futura estrutura regulatória para ativos digitais nos EUA, o vencedor da eleição presidencial de novembro não é tão importante, de acordo com Kevin O’Leary.

“Isso está se tornando bipartidário”, disse O’Leary ao Decrypt sobre a pressão legislativa dos legisladores em uma entrevista recente. “Teremos uma política cripto, independentemente de quem for para a Casa Branca.”

Publicidade

O ex-presidente Donald Trump se autodenominou “presidente das criptomoedas” na campanha, cortejando os proprietários de cripto com promessas ousadas. Por outro lado, a vice-presidente Kamala Harris ainda não delineou sua visão para o setor nascente como a candidata presumida dos democratas.

“Sei que Trump é a favor das criptomoedas”, disse O’Leary. “Tive a chance de conversar com ele.”

Embora o investidor canadense e estrela do “Shark Tank” esteja ansioso para saber quais políticas para o setor cripto Harris poderia ter preparado, ele acha que o silêncio até agora oferece a Harris novas oportunidades. Embora alguns defensores dos criptoativos não estejam satisfeitos com a abordagem do atual governo em relação aos ativos digitais sob o comando do presidente Joe Biden, ele disse que Harris poderia definir um novo tom.

“Ela não tem nenhum histórico, o que provavelmente é, de certa forma, uma vantagem para ela”, disse O’Leary. “Ela tem um quadro em branco. Ela pode começar a criar políticas da maneira que quiser.”

No início desta semana, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), prometeu aprovar a regulamentação das criptomoedas até o final do ano. Falando em uma prefeitura virtual organizada pela Crypto4Harris, uma organização de base, ele argumentou que os legisladores não podem continuar a “enfiar a cabeça na areia”.

Publicidade

A Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século 21, ou FIT21, foi aprovada em maio pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei que delineia uma estrutura de mercado para os criptoativos recebeu apoio de 71 democratas, enquanto todos os membros republicanos, com exceção de três, votaram contra a medida.

O’Leary, que já foi porta-voz da malsucedida exchange cripto FTX, testemunhou perante o Congresso sobre o setor cripto em 2022. Ele está trabalhando “no Capitólio há três anos” em vários projetos de lei vinculados ao setor, e que a perspectiva de legislação parece cada vez mais inevitável, disse ele. 

Entre os participantes do evento Crypto4Harris estava o bilionário Mark Cuban, um associado de longa data de O’Leary por meio do reality show mencionado acima. Anteriormente, Cuban disse ao Decrypt que a campanha de Harris havia entrado em contato com várias perguntas relacionadas aos criptoativos.

O’Leary disse que esse é um sinal de boas-vindas, esperando que isso leve a uma proposta concreta para o setor cripto.

Publicidade

“Acho que quanto mais eles fazem com os recursos disponíveis para desenvolver políticas melhor para o setor”, disse O’Leary sobre as interações de Cuban com a equipe de Harris. “Mas já há muita política no Capitólio”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.