Hard fork “rebelde” do Ethereum tem lançamento caótico

Rede ETHPoW, criada para preservar o sistema de proof-of-work (PoW), enfrentou problemas técnicos no momento em que foi ar, pouco após a Fusão
Homem martelando o computador

Shutterstock

Horas depois que o Ethereum completou com sucesso sua Fusão histórica, a ETHPoW – a bifurcação “rebelde” da blockchain, criada para preservar o sistema de proof-of-work para os mineradores – colocou no ar sua própria rede principal na tarde de quinta-feira (15).

O momento foi apresentado como um triunfo para os mineradores deixados para trás pela transição do Ethereum para um mecanismo de consenso de proof-of-stake, 99,99% mais ecológico sem a mineração. No entanto, ao invés disso, ele rapidamente se transformou em um evento caótico.

Publicidade

Logo após a estreia da rede principal ETHPoW na quinta-feira, os usuários começaram a ter problemas para acessar a blockchain.

how to access to my ETHW? I tried to add this new chain to Metamask but it doesn’t work!

— ilgiga (@ilgiga) September 15, 2022

Rapidamente ficou claro que parte do problema era que o ETHPoW havia escolhido um Chain ID já em uso.

MetaMask says: “The network with chain ID 10001 may use a different currency symbol (BCHT) than the one you have entered. Please verify before continuing.”
Get ready for replay attack LMAO!!! Do you guys even know what you’re doing?🤣🤣🤣🤣

— Cascadia Coin (@cascadia_coin) September 15, 2022

Chain IDs, criados para facilitar o hard fork do Ethereum Classic em 2016, servem como uma impressão digital para uma rede específica e ajudam as blockchains a confirmar a identidade única de quem está ativo on-chain. O Chain ID designado para os usuários da ETHPoW, no entanto, aparentemente já estava em uso por uma rede de teste de Bitcoin Cash.

Como não há autoridade central ou registro de Chain IDs , eles podem ser escolhidos arbitrariamente. No entanto, testes pré-hard fork deveriam ter descoberto o conflito.

So the new ETHPoW (ETHW) chain uses the same Chain ID as the “Smart Bitcoin Cash Testnet”. shortName “gon” as in “gone” like your coins in a replay attack?🤔Can’t make this stuff up and it just keeps getting better LMAO!!! 😂😂😂😂 https://t.co/1DFl4KyeO7

— Cascadia Coin (@cascadia_coin) September 15, 2022

Ironicamente, os Chain IDs já eram uma questão importante para a liderança da ETHPoW nas semanas que antecederam a Fusão.

Publicidade

O medo começou a circular nos círculos de criptografia de que, devido à criação do ETHPoW, os usuários poderiam se tornar vítimas dos chamados ataques de repetição se o ETHPoW não alterasse o Chain ID de sua rede da rede principal Ethereum.

Essencialmente, golpistas poderiam replicar uma transação da rede ETHPoW,na rede Ethereum real, se ambas as redes possuíssem o mesmo Chain ID.

Chandler Guo, o proeminente minerador de criptomoedas chinês que lidera o esforço ETHPoW, confirmou anteriormente ao Decrypt que o ETHPoW mudaria seu Chain ID por esse motivo. Por que a rede escolheu um Chan ID pertencente a outra rede existente ainda não está claro. Guo não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.

Nos momentos após a Fusão do Ethereum – mas antes da estreia do ETHPoW – a criptomoeda nativa do fork, ETHW, subiu cerca de 70% para US$ 60,68, provavelmente em antecipação ao lançamento da rede. Desde que a rede entrou em operação nesta sexta (16), no entanto, esse preço caiu mais de 74%. Está sendo negociado a apenas US $ 15,33 no momento.

Publicidade

Embora alguns usuários tenham afirmado que a rede ETHPoW estava funcionando perfeitamente bem poucas horas após seu lançamento, outros criticaram a confusão que surgiu na comunidade de usuários ETHPoW após a estreia confusa da rede. Como se temia, atores maliciosos tentaram se aproveitar da incerteza para tentar criptomoedas de usuários perdidos em meio ao caos.

Look out BELOW!! scammers trying to pose as MetaMask support to “help” people resolve their issues with the ETHW’s conflicting ChainID. It just keeps getting better. This is like a World Cup of Suck

— Cascadia Coin (@cascadia_coin) September 15, 2022

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui