jogo hamster kombat em tela de celular
Shutterstock

Os desenvolvedores de famosos jogos cripto baseados no Telegram, como Hamster Kombat e Notcoin, publicaram mensagens e conteúdo no jogo protestando contra a prisão do cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, no sábado (24), mostrando solidariedade entre os jogos que atraíram coletivamente centenas de milhões de jogadores.

Após a notícia da prisão de Durov no sábado, importantes jogos cripto do Telegram começaram a compartilhar um adesivo animado com o ícone do aplicativo Telegram em seus canais da comunidade, que em alguns casos foram seguidos por mensagens condenando a ação das autoridades francesas.

Publicidade

O bilionário de 39 anos foi preso na noite de sábado na França, depois de descer de seu jato particular vindo do Azerbaijão, informou a rede de televisão TF1 citando fontes familiarizadas com o caso.

Durov teria sido detido por ofensas ligadas à falta de moderação da plataforma de mensagens sobre supostos atos ilegais de seus usuários, incluindo ações relacionadas à facilitação do terrorismo, venda de narcóticos e bens roubados e material de abuso sexual infantil.

A notícia repercutiu rapidamente no setor cripto e gerou uma série de reações de investidores e desenvolvedores, incluindo os criadores de alguns dos maiores jogos cripto criados no Telegram.

“Acusar alguém de crime por conta de tecnologia é a coisa mais idiota de todas”, escreveu o canal oficial da comunidade Notcoin em relação à prisão, acrescentando: “Privacidade não é crime.”

Publicidade

O Hamster Kombat, que supostamente atraiu mais de 300 milhões de jogadores até o momento com promessas de um próximo airdrop na The Open Network (TON), afiliada ao Telegram, adicionou um cartão “#FREEDUROV” ao jogo no domingo (25). Ele ecoou a declaração do Notcoin: “Privacidade não é crime”.

“Como uma comunidade comprometida com a liberdade de expressão e a descentralização, estamos firmemente ao lado de Pavel durante este período desafiador”, a conta oficial da TON postou no X no final do sábado. “Pavel tem sido um defensor dedicado desses valores, e acreditamos que seus esforços para promover uma Internet aberta e descentralizada continuarão a inspirar milhões de pessoas.”

No entanto, a reação à prisão de Durov não se limitou aos desenvolvedores de jogos de blockchain nem à comunidade de criptomoedas. Outras figuras notáveis se manifestaram sobre a medida, incluindo o proprietário do X, Elon Musk, e o informante Edward Snowden — este que chamou a atenção do presidente francês, Emmanuel Macron.

“A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de expressão e associação”, Snowden publicou no X no domingo. “Estou surpreso e profundamente triste com o fato de Macron ter descido ao nível de fazer reféns como forma de obter acesso a comunicações privadas. Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Tether vai descontinuar sua stablecoin lastreada ao euro, EURT

A emissora do USDT deu uma data final para os usuários de EUR₮ resgatarem seus ativos
Imagem da matéria: Alguém acabou emprestar R$ 16 milhões usando apenas um NFT como garantia

Alguém acabou emprestar R$ 16 milhões usando apenas um NFT como garantia

Um investidor conseguiu um dos maiores empréstimos da história da rede ao colocar seu CryptoPunk como garantia
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Andreessen acusa EUA de usar exclusão bancária como arma contra criptomoedas

O cofundador da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz afirma que o governo Biden está usando o “debanking” como uma arma no que ele chama de “Operação Chokepoint 2.0”
Imagem da matéria: TORN salta 410% após Tornado Cash vencer etapa em disputa judicial contra governo dos EUA

TORN salta 410% após Tornado Cash vencer etapa em disputa judicial contra governo dos EUA

As criptomoedas focadas em privacidade dispararam após decisão judicial declarar que contratos inteligentes estão isentos de sanções do Tesouro dos EUA