O Instagram oficial da prefeitura de Barretos (SP) foi invadido por hackers na quarta-feira (14) para divulgar o famoso golpe de falsa doação de criptomoedas.
A isca usada para atrair vítimas para a fraude foi o bilionário Elon Musk — garoto-propaganda favorito dos golpistas que aplicam “giveaway scam”.
Neste golpe, o usuário é levado a acreditar que uma celebridade está doando bitcoin de graça. Para receber os ativos, o usuário deve primeiro enviar determinada quantia de criptomoedas a um endereço — em posse dos golpistas —, para em seguida receber o dobro ou triplo do valor inicial.
Obviamente, tudo não passa de uma mentira e o usuário que envia as criptomoedas achando que receberia o dobro de volta, é deixado de mãos abanando.
Quando o Instagram da prefeitura de Barretos foi hackeado, os golpistas publicaram no feed do perfil um tuíte falso de Elon Musk no qual ele promete doar US$ 100 milhões em cripto para quem clicasse no link malicioso com as orientações do golpe.
Conforme mostram imagens divulgadas pelo G1, o perfil hackeado da prefeitura também publicou um stories em que agradece, em inglês, uma doação feita por Elon Musk de 3 BTC, equivalente a R$ 342 mil na atual cotação da criptomoeda.
Hacker confirmado
Quando a conta foi recuperada e as publicações fraudulentas excluídas, a prefeitura de Barretos fez uma publicação oficial no seu Instagram para confirmar o hack:
“A página oficial do município, no Instagram, foi invadida na madrugada desta quinta-feira (14), e conteúdos desconhecidos foram publicados. Informamos também que a conta já foi recuperada, as publicações excluídas e todas as medidas de segurança já foram tomadas”, diz a nota.
A prefeitura disse ao G1 que o Departamento Jurídico registrou um boletim de ocorrência sobre a invasão do seu perfil do Instagram. Também garantiu que além das publicações, os hackers não fizeram interações diretas com os seguidores do perfil e que as contas de outras redes sociais, como Facebook e Twitter, foram imunes ao hack.