Imagem da matéria: Hacker Rouba US$ 18,6 Milhões de Dólares em Bitcoin Gold
(Foto: Shutterstock)

Um minerador malicioso não identificado fez ataques do tipo Gasto Duplo na rede do Bitcoin Gold (BTG) na semana passada. Diversas exchanges registraram perdas acumuladas de US$ 18,6 milhões. Na sexta-feira (18), o diretor de comunicações da criptomoeda Edward Iskra alertou sobre um hacker que estaria roubando através de transações em exchanges.

Para fazer o ataque, o hacker teve de adquirir pelo menos 51% da capacidade de processamento dos blocos da criptomoeda. Apesar do BTG possuir uma rede relativamente pequena, o processo é extremamente custoso devido à capacidade de hardware e energia elétrica necessárias, mas o domínio sobre a maioria da rede pode compensar os custos.

Publicidade

Segundo reportagem da CCN, o hacker teria feito depósitos de BTG em exchanges e, simultaneamente, enviado os mesmos blocos da criptomoeda para uma carteira digital pessoal. A rede de blockchain normalmente só possibilitaria uma das transações, mas, dominando a maioria da capacidade de processamento, o hacker pôde duplicar a moeda.

Ele teria enviado remessas de Bitcoin Gold a endereços de exchanges, e rapidamente sacando novamente em sua carteira. Como possuía controle de grande parte das transações, quando enviava novamente determinada quantia, o hacker conseguia controlar o montante tanto na exchange, quanto em sua carteira pessoal.

Um endereço de blockchain relacionado ao criminoso teria recebido 388.200 BTG desde o dia 16 a partir de transações feitas para ele próprio. Ao todo, 22 novos blocos da criptomoeda foram envolvidos nas atividades.

Embora não tenham sido identificados novos ataques, o hacker ainda possui controle sobre a maioria da rede. Os desenvolvedores do Bitcoin Gold recomendam às exchanges que aumentem o número de verificações para transações com seus clientes.

Publicidade

Desde o momento em que foi criado, o BTG é envolvido em polêmicas e questionamentos sobre sua segurança. Um ataque DDoS chegou a derrubar a rede no dia de seu lançamento.

Leia também: Corretora de Criptomoedas Enfrenta Governo do Zimbábue e Leva Banco Central à Justiça

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

MB lança Fist, primeiro token de Renda Variável Digital no setor de energia elétrica

O investimento, disponível pela primeira vez para pessoa física, possui validade de 30 anos, com dividendos que variam de 0,9% a 1,2% ao mês
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem
Imagem da matéria: Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Evento Ethereum Rio ocorre entre os dias 13 e 15 de maio no Porto Maravalley, Rio de Janeiro