No dia 13 de dezembro de 2010, exatos 14 anos atrás, Satoshi Nakamoto deixou seu último registro público. O anônimo criador do Bitcoin na verdade não chegou a dizer nada neste dia: ele simplesmente realizou seu último login no Bitcoin Forum e, a partir de então, nunca mais acessou a plataforma que foi o berço da comunidade onde o projeto ganhou vida.
A efeméride foi relembrada por Pete Rizzo, responsável pelo perfil The Bitcoin Historian no X (antigo Twitter).
A última publicação de Satoshi Nakamoto foi feita um dia antes, em 12 de dezembro de 2010. Nela, o criador do Bitcoin afirma que havia “mais trabalho a ser feito em relação a DOS [Denial of Service]”. O termo refere-se a um tipo de ataque cibernético que busca sobrecarregar um sistema, rede ou serviço para torná-lo inacessível para os usuários legítimos.
Leia abaixo a última publicação de Satoshi Nakamoto no Bitcoin Forum:
“Ainda há mais trabalho a ser feito no DoS, mas estou fazendo uma compilação rápida do que já foi feito até agora, caso seja necessário, antes de entrar em ideias mais complexas. A compilação para isso é a versão 0.3.19.
– Adicionados alguns controles de DoS
Como Gavin e eu já dissemos claramente antes, o software não é nada resistente a ataques DoS. Esta é uma melhoria, mas ainda há muitas outras formas de ataque do que eu consigo contar.
Estou deixando a parte -limitfreerelay como um interruptor por enquanto, e está lá caso você precise.
– Removidos os alertas de “modo seguro”
Os alertas de “modo seguro” eram uma medida temporária após o bug de estouro da versão 0.3.9. Podemos dizer o quanto quisermos que os usuários podem simplesmente executar com -disablesafemode, mas é melhor simplesmente não tê-lo para o bem da aparência. Ele nunca foi planejado como um recurso de longo prazo. O modo seguro ainda pode ser acionado ao ver uma cadeia inválida mais longa (maior total de PoW).
O e-mail final
Porém, a última mensagem conhecida de Satoshi Nakamoto é um e-mail para o programador Michael Hern enviado no dia 23 de abril de 2011. Nele, diz que “seguiu em frente para outras coisas”.
Veja abaixo o último e-mail conhecido de Satoshi Nakamoto:
“Eu segui em frente para outras coisas. Está em boas mãos com Gavin e todos os outros.
Espero que seu BitcoinJ continue a ser desenvolvido como um cliente alternativo. Isso dá aos desenvolvedores Java algo em que trabalhar, e é mais fácil com uma base mais simples que não precisa fazer tudo. Ele atingirá massa crítica quando novos usuários impacientes puderem começar a usá-lo enquanto o outro ainda está baixando a blockchain”.
Em quinze anos, o Bitcoin saiu do zero e foi para uma cotação de US$ 100 mil por unidade, como uma capitalização de mercado de US$ 1,9 trilhão. Em julho deste ano, a Glassnode informou que haviam 44 milhões de endereços da blockchain que possuem mais do que pelo menos um satoshi, a menor unidade de medida do Bitcoin.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.