Grayscale lança fundo para oferecer exposição a protocolos que conectam blockchain e IA

“Os protocolos de IA baseados em blockchain incorporam descentralização, acessibilidade e transparência”, diz Grayscale
Imagem da matéria: Grayscale lança fundo para oferecer exposição  a protocolos que conectam blockchain e IA

Foto: Shutterstock

A gestora de ativos cripto Grayscale Investments está lançando seu novo Grayscale Decentralized AI Fund, que busca fornecer aos investidores credenciados exposição a protocolos na interseção de blockchain e inteligência artificial.

O fundo está atualmente disponível apenas para investidores credenciados elegíveis, disse a empresa em um comunicado de imprensa.

Publicidade

O novo fundo da Grayscale se concentra em uma cesta de protocolos cripto de inteligência artificial (IA) descentralizados. Em 16 de julho, a composição do fundo inclui Near (NEAR) com 32,99%, Filecoin (FIL) com 30,59%, Render (RNDR) com 24,86%, Livepeer (LPT) com 8,64% e Bittensor (TAO) com 2,92%.

Para manter a relevância no mercado cripto em rápida evolução, o fundo passará por um rebalanceamento trimestral.

A Grayscale disse que seu novo fundo tem como alvo três categorias principais de ativos de IA descentralizada, incluindo protocolos que constroem serviços de IA descentralizados, aqueles que abordam problemas relacionados à IA centralizada, e infraestrutura e recursos críticos para o desenvolvimento da tecnologia de IA.

“Os protocolos de IA baseados em blockchain incorporam os princípios de descentralização, acessibilidade e transparência, e a equipe da Grayscale acredita fortemente que esses protocolos podem ajudar a mitigar os riscos fundamentais que surgem junto com a proliferação da tecnologia de IA”, disse a chefe de Produto e Pesquisa da Grayscale, Rayhaneh Sharif-Askary.

Este lançamento ocorre em meio ao crescente interesse por alternativas descentralizadas às tecnologias de IA convencionais. No mês passado, projetos de IA descentralizados ganharam um forte impulso quando a fabricante de chips de capital aberto Nvidia relatou lucros trimestrais melhores do que o esperado.

Embora os aumentos e avaliações tenham esfriado em comparação com o grande boom da IA do ano passado, ainda há muito capital de risco fluindo para projetos de IA descentralizados. No início deste mês, Sandeep Nailwal, cofundador da Polygon, viu a Sentient, da qual ele é um contribuidor principal, arrecadar US$ 85 milhões em uma rodada liderada pelo Founders Fund de Peter Thiel.

Publicidade

“O rápido avanço da IA tem o potencial de transformar todos os aspectos de nossas vidas, mas a concentração de poder nas mãos de algumas entidades centralizadas representa riscos significativos”, disse Nailwal em um comunicado na época.

“Ao construir uma plataforma aberta para o desenvolvimento de AGI, pretendemos garantir que os benefícios da IA sejam distribuídos de maneira equitativa e que seu desenvolvimento esteja alinhado com os interesses da humanidade como um todo.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.