Governo Indiano Pede Opinião Pública Sobre Bitcoin

Imagem da matéria: Governo Indiano Pede Opinião Pública Sobre Bitcoin

O governo da Índia fixou no dia 31 de maio de 2017, como o último dia em que os cidadãos podem expressar suas opiniões sobre moedas digitais no portal do governo mygov.in.

Este processo consultivo parece ser um passo na direção de tomar algum tipo de posição em relação as moedas digitais na Índia.

Publicidade

Atualmente moedas digitais como Bitcoin operam em um espaço cinzento no país e tem havido algumas controvérsias ultimamente sobre a legalidade do Bitcoin no segundo país mais populoso do mundo. Se o governo está interessado agora na opinião pública, parece que eles estão prestes a tomar uma posição sobre o assunto.

O Bitcoin deve ser banido, regulamentado ou observado?

De acordo com o portal do governo da Índia, uma das questões que o governo indiano está perguntando ao público é se o Bitcoin e outras criptomoedas devem ser banidas, regulamentadas ou controladas.

Em um post feito no site do governo, o governo indiano quer saber das pessoas se as moedas devem ser regulamentadas, que medidas devem ser tomadas para garantir a defesa do consumidor e que medidas devem ser tomadas para promover o desenvolvimento “ordenado” dessas moedas.

O governo também está se perguntando quais as instituições que devem ser envolvidas no monitoramento e regulação dessas moedas.

Curiosamente, o governo também está perguntando que se caso essas moedas não forem regulamentadas, quais os mecanismos de auto-regulação eficazes e que medidas devem ser adotadas para proteger os consumidores em um ambiente de autorregulação.

Publicidade

No momento, a indústria de Bitcoin na Índia é auto-regulada. No entanto, tem havido interesse em legalizar o Bitcoin na Índia.

A Maioria dos Indianos apoiam

Há uma série de aspectos positivos que podem ser interpretados a partir deste último desenvolvimento na Índia. Uma delas é que o governo está finalmente se movendo para tomar algum tipo de posição sobre o Bitcoin, seja positivo ou negativo.

A segunda é que há muitos comentários positivos deixados no portal do governo pelos cidadãos indianos comuns.

Tomemos por exemplo Deep Sharma que escreve:

“Legalizar o Bitcoin na Índia como outros países, será um bom passo para a nossa economia e dará um impulso à economia ou aumentará nosso PIB”.

Bisnuram Kramsa escreve:

“Criptomoedas são as moedas do futuro, então temos que regular Bitcoin.”