Governo dos EUA está investigando Jack Dorsey por negócios com Bitcoin

Relatório afirma que a Block supostamente processou transações de criptomoedas de grupos terroristas e de países sancionados
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

Em meio a um aparente aumento da repressão à indústria de criptomoedas por parte dos reguladores americanos, os procuradores dos EUA estão supostamente investigando a Block, a empresa fundada por Jack Dorsey por trás da Square e do Cash App.

Segundo um relatório da NBC News publicado nesta quarta-feira (1º), citando duas fontes familiarizadas com a investigação, os procuradores federais têm investigado os processos internos da empresa, incluindo seu negócio de criptomoedas.

Publicidade

De acordo com o relatório, os procuradores estão investigando “supostas falhas de conformidade generalizadas e de longa data”, orientados por um ex-funcionário que forneceu informações sobre tais problemas.

O relatório afirma que a Block supostamente processou transações de criptomoedas de grupos terroristas e, de outra forma, processou “milhares de transações” de países economicamente sancionados, como Irã, Rússia, Cuba, Irã e Venezuela.

Além disso, o relatório alega que a empresa não abordou tais falhas de conformidade quando alertada e que “a maioria” das transações em questão, incluindo aquelas relacionadas a transações de Bitcoin, não foram relatadas ao governo.

A Block não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Decrypt. A empresa forneceu a seguinte declaração à NBC News:

Publicidade

“A Block possui um programa de conformidade responsável e extenso e regularmente adaptamos nossas práticas para enfrentar ameaças emergentes e um ambiente regulatório de sanções em evolução. Nosso programa de conformidade inclui sistemas, ferramentas e processos para triagem de sanções, além de investigar e relatar problemas de sanções de acordo com nossas obrigações regulatórias. Melhorar continuamente a segurança e a proteção de nosso ecossistema é uma prioridade máxima para a Block. Temos sido e continuamos comprometidos em construir sobre este trabalho, bem como continuar investindo significativamente em nosso programa de conformidade.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto