O Ministério de Defesa da Rússia iniciou trabalhos de pesquisa para a viabilização do uso da tecnologia Blockchain no sistema de segurança do Exército. O principal objetivo é fortalecê-lo contra ataques cibernéticos, segundo o site russo Izvestia.
O gabinete, que é responsável pela proteção dos segredos de Estado, acompanha de perto os desenvolvedores do Centro de Tecnologia de Anapa (ERA), incumbidos pelo programa.
A ideia de uso do blockchain pela inteligência russa partiu do interesse em desenvolver um sistema inteligente e eficaz para detectar ataques cibernéticos nos bancos de dados importantes do governo.
Segundo o especialista em antivírus da Kaspersky Lab, Alexei Malanov, as plataformas baseadas em blockchain podem dificultar a ocultação de traços de ataques hacker.
- Participe do Fórum do Portal do Bitcoin: https://forum.prod.portaldobitcoin.com/
Ele explicou ao jornal russo que invasores geralmente limpam os registros de acesso nos dispositivos para ocultar rastros de acesso não autorizado, mas que usando um blockchain o risco será minimizado.
German Klimenko, fundador dos serviços online MediaMetrics e LiveInternet, mais conhecido por ter sido ‘o cara’ responsável pela internet do presidente da Rússia, Vladimir Putin, também disse que o trabalho em estudos de blockchain tem sido útil para a indústria de segurança cibernética no país.
“A tecnologia Blockchain é uma ferramenta moderna e eficaz. Já é amplamente utilizada por organizações civis e pode ser útil para os militares”, disse Klimenko, segundo anotou a CCN.
O novo espaço no ERA, ainda em implementação, ficará sob a supervisão da 8ª Diretoria Geral da Federação Russa das Forças Armadas, responsável pela proteção dos segredos de Estado. O laboratório blockchain empregará inicialmente 200 cientistas.
Blockchain sim, criptomoedas não
No início de junho, o presidente reeleito, Vladimir Putin, ao participar de um programa de TV local, disse que as criptomoedas são um fenômeno global, mas salientou o parecer do Banco Central Russo, que ainda é contrário à adoção.
“Na maioria dos países, a criptomoeda não significa uma solução. O Banco Central da Federação Russa acredita que as criptomoedas não podem ser um meio de pagamento, liquidação ou reserva de valor. Essas moedas não são garantidas por nada”, disse o presidente na época.
Momento Copa
Uma das expectativas pós-Copa do Mundo para os entusiastas de criptomoedas é saber como se comportaram os comércios russos que disseram que iriam aceitar criptomoedas durante o evento.
Um dos segmentos que prometeram aceitar o meio de pagamento foi a rede hoteleira de Caliningrado. Os proprietários dos hotéis decidiram oferecer a opção para os seus hóspedes graças a uma parceria com a Free-Kassa, uma operadora local de pagamento eletrônico.
Leia também: Análise Técnica Bitcoin 05/07/18 – Movimento de Alta
BitcoinTrade
A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/