moeda de bitcoin com logo da apple no fundo
Shutterstock

Na quarta-feira (7), dia em que a Apple anunciou o lançamento do iPhone 14, dezenas de milhares de fãs de criptomoedas sintonizaram um canal do YouTube para supostamente ver novidades sobre o aparelho. Mas acabaram assistindo golpistas transmitirem uma entrevista antiga com o CEO da Apple, Tim Cook, como forma de roubar criptomoedas dos desavisados.

Promovendo informações falsas do começo ao final, a transmissão tinha um título bastante simples: “Apple Event Live. CEO da Apple Tim Cook: Apple & Metaverso em 2022”. Os logos do Bitcoin e Ethereum, bem como a barra “NOTÍCIA URGENTE” na parte inferior, também foram indicadores fortes de golpe.

Publicidade

A filmagem exibida na live era uma entrevista reapropriada da CNN Money com Tim Cook de 2018; o logo do canal de notícias foi ocultado pelo texto “Apple Crypto Event 2022”, mas mais surpreendente do que isso, a transmissão parece ter sido um pequeno sucesso enquanto estava ao vivo.

O número de espectadores que sintonizaram ao longo da transmissão passou de 16 mil para 70 mil, de acordo com o The Verge, apesar da trapaça óbvia e desajeitada da transmissão.

Aqueles corajosos o suficiente para clicar no perfil do canal no YouTube (“Apple LIVE”) foram recebidos com uma URL que não tinha nada a ver com a Apple, sugerindo que uma conta honesta do YouTube pode ter sido invadida por golpistas para roubar criptomoedas dos expectadores.

Seguir os links na descrição do vídeo levou os espectadores a um site cripto duvidoso.

O vídeo foi removido logo depois que apareceu, por supostamente violar os termos de serviço do YouTube.

Apple e criptomoedas 

Os golpistas de criptomoedas que transmitiram as imagens antigas provavelmente estavam pegando carona no hype gerado pelo anúncio do iPhone 14 da Apple. Mas a empresa de tecnologia com sede na Califórnia (EUA) tem estado de boca fechada sobre blockchain até agora.

Publicidade

Em resposta ao crescimento da indústria cripto em 2018, Cook disse que a Apple não tinha planos de produzir seu próprio dinheiro e até acrescentou que não acredita em dinheiro descentralizado, ponto final. “Uma moeda deve ficar nas mãos dos países”, disse ele em entrevista.

No final do ano passado, Cook parecia ter abraçado parcialmente as criptomoedas. Ele confirmou que pessoalmente possui algumas e que considera “razoável possuí-las como parte de um portfólio diversificado”.

Apesar do amolecimento da postura de Cook em relação às criptomoedas, a Apple aparentemente não tem planos de utilizar a tecnologia blockchain no momento.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!

VOCÊ PODE GOSTAR
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

CZ doa R$ 570 mil para vítimas do golpe da LIBRA — e acaba recebendo mais do que doou

O fundador da Binance disse que doaria as criptomoedas adicionais que recebeu para apoiar as vítimas do golpe da Libra, promovida por Milei
Imagem da matéria: Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup está prestes a lançar uma plataforma “onde as pessoas poderão minerar dados cerebrais em troca de tokens”
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Milei apagou sua postagem no X e se desvinculou do projeto cripto LIBRA, mas não antes de investidores perderem milhões