A Canaan, empresa listada na Nasdaq e gigante chinesa na fabricação de hardwares, anunciou na terça-feira (31) a aquisição de 20.000 máquinas de mineração de bitcoin pela Genesis Digital Assets, empresa focada na construção de data centers em larga escala. Junto com o pedido, a companhia também colocou à disposição para a cliente 180.000 mineradoras adicionais, conforme descreve o comunicado à imprensa.
A Genesis Digital Assets, cuja sede fica em Londres, Inglaterra, opera mineração de bitcoin desde 2013 e possui até o momento cerca de 20 fazendas de mineração. Em seu site, a empresa afirma que em julho foi responsável por 2,6% da rede Bitcoin.
“Em agosto de 2021 , a capacidade do data center da Genesis Digital Assets é de mais de 170 megawatts, traduzindo-se em um hashrate total superior a 3,1 Exahashes (EH / s), que é mais de 2,4% do hashrate global de mineração de Bitcoin”, diz um trecho da nota.
Segundo Abdumalik Mirakhmedov, cofundador e presidente executivo da Genesis, o novo pedido é parte dos esforços para a escalada da empresa América do Norte e nos países nórdicos. Na Suécia, por exemplo, a Genesis tem planos de tornar a atividade de mineração autossuficiente através de energia renovável — resíduos convertidos em recursos.
“Essas novas máquinas vão ampliar consideravelmente nosso poder de mineração à medida que trabalhamos em direção à nossa meta de aumentar nossa capacidade para 1,4 gigawatts até o final de 2023”, comentou Mirakhmedov.
Acordos geram valor a acionistas
Para o presidente e CEO da Canaan, Nangeng Zhang, desde o início da parceria com a Genesis as partes fecharam excelentes acordos e ressaltou:
“Este pedido com uma opção de grandes compras futuras solidifica nossas colaborações e reflete a confiança de ambas as partes na indústria de mineração de criptomoedas”. A Canaan foca sua tecnologia em design de chips de computação de alto desempenho, como circuitos integrados de aplicação específica (ASIC).
Zhang acrescentou também que tais negócios demonstram a qualidade dos produtos da companhia bem como seus esforços em abastecer seus clientes mesmo em condições desafiadoras. E concluiu: “Continuamos diligentes em ajudar os clientes do setor de mineração a aumentarem seu poder computacional ao mesmo tempo em que isto gera valor para nossos acionistas.
Plano de mineração da Genesis
Em junho deste ano, a Genesis Digital Assets comprou 10.000 máquinas da Canaan, menos de dois meses depois de a empresa investir US$ 93 milhões em mineradoras Avalon, carro-chefe da companhia listada na Nasdaq.
No mês passado, a Genesis levantou US$ 125 milhões em fundos de capital para fomentar seus planos de expansão na América do Norte e regiões nórdicas, comentou o Coindesk, também nesta terça.