“Futuro da economia é tokenizado”, afirma especialista em criptomoedas do BC

Bruno Batavia, servidor do BC especialista em CBDC, diz que a ideia é que o Real Digital tenha interoperabilidade, mas que pontes ainda são ponto de insegurança
Arte mostra imagem do espaço mirando a Terra envolta a uam rede de sinais holográficos

Shutterstock

“A visão do Banco Central é compartilhada com boa parte das pessoas que estão aqui: a economia está caminhando, e sem volta, para uma economia tokenizada”. A declaração foi de Bruno Batavia, servidor do BC especialista em CBDC, durante palestra sobre o Real Digital nesta quarta-feira (29) na Ethereum Rio 2023. 

O executivo ressaltou que o Banco Central está ativamente sendo um agente catalisador da transição do TradiFi (finanças tradicionais) para DeFi (finanças descentralizadas). 

Publicidade

Outra previsão de Batavia é que o futuro será multichain e multiprotocolos – no momento, o piloto do Real Digital é feito na Hyperledger Besu.

“Agora temos que esperar uma maturidade na tecnologia de bridge [ponte], porque tem muitas superfícies de ataque, são honeypots. Então na medida que a tecnologia para interoperabilidade evolua a gente sem dúvida tem interesse em abrir as estruturas do Real Digital para falar com outras redes sejam públicas ou permissionadas”, explicou Batavia.

As falhas de segurança nas pontes entre blockchain têm sido um ponto de dificuldade na comunidade. Em fevereito do ano passado, o Wormhole, protocolo que permite que usuários movimentem tokens comuns e tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) entre Solana e Ethereum, confirmou ter sofrido uma invasão de 120 mil wrapped ethers (WETH), equivalentes a US$ 320 milhões naquele momento.

Bruno Batavia durante Ethereum Rio 2023
Bruno Batavia durante Ethereum Rio 2023 (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

Posição única para tokenizar 

Batavia também falou sobre a ação BC de tokenizar títulos públicos federais no piloto, já que a instituição tem uma posição única para fazer essa operação.  

Publicidade

“Há uma oportunidade interessante, já que o Banco Central é o operador do sistema Selic. A gente já opera o sistema de negociação de títulos públicos federais, nós somos o dealer do Tesouro. Então é uma oportunidade de tokenizar esses ativos. O Tesouro foi super receptivo, aberto à inovação e está participando desse piloto”, afirmou.