FTX vai começar a reembolsar seleto grupo de clientes

A FTX, que entrou em colapso em 2022, parece estar pronta para começar a reembolsar os clientes do processo das Bahamas
sob notas de dólares estão moedas de bitcoin, ethereum, ao lado de celular com logo FTX

Shutterstock

Os credores da FTX, conhecidos como credores da Classe de Conveniência — uma classe limitada a um determinado valor — que reivindicaram até US$ 50 mil no processo de pagamento das Bahamas podem começar a receber os pagamentos até o dia 18 de fevereiro, segundo informações do The Block.

Esses credores verão uma taxa de juros de 9% ao ano, conforme aprovação dos 118% prometidos pela empresa. Os pagamentos, portanto, será com base no valor da reivindicação em 11 de novembro de 2022, marcando o primeiro pagamento aos credores após anos de reestruturação da empresa e propostas de pagamento.

Publicidade

De acordo com a liquidatária PwC, os credores não pertencentes a esta classe devem receber o reembolso no segundo trimestre deste ano, com os pagamentos processados pela BitGo, empresa custodiante, em dólar americano.

No site da PwC não há publicação sobre a data informada, portanto, não se trata de informação oficial. No X, a conta que supostamente pertence ao investidor e vítima da FTX no Reino Unido, Sunil Kavuri, autoproclamado ativista credor do processo, confirma as informações.

A exchange de criptomoedas FTX entrou com pedido de proteção contra falência, Capítulo 11, em 11 de novembro de 2022. As falências da empresa ocorreram em Delaware, onde a FTX Trading está sediada, e nas Bahamas, sede da FTX Digital Markets.

A FTX entrou em colapso em novembro de 2022 quando os clientes, motivados pela preocupação com sua estabilidade financeira, sacaram ativos mais rápido do que a empresa conseguia atender às suas solicitações.

Publicidade

Foi revelado então que o então CEO Sam Bankman-Fried havia usado ilegalmente depósitos de clientes na FTX para encobrir bilhões de dólares em perdas na empresa irmã Alameda Research. Por conta dessa e outras infrações, Bankman-Fried foi condenado em março de 2024 a 25 anos de prisão.