Os clientes da exchange de criptomoedas FTX, que entrou em colapso no final de 2022, receberão em breve seu dinheiro de volta depois que um juiz deu autorização na segunda-feira (7) para o plano de falência da empresa, após quase dois anos de recuperação de fundos e obtenção de vários acordos.
O juiz John Dorsey, do Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, aprovou o plano de pagamento a ex-clientes da exchange usando US$ 16 bilhões recuperados desde o colapso da empresa, informou a Reuters na segunda-feira.
A FTX era uma das marcas mais reconhecidas no espaço cripto e estava em uma trajetória de crescimento vertiginoso, mas inesperadamente faliu em novembro de 2022 em meio a uma crise de liquidez.
O cofundador e ex-CEO Sam Bankman-Fried foi detido, acusado e posteriormente preso por fraude e administração criminal da exchange. Bankman-Fried está cumprindo uma sentença de 25 anos de prisão, embora seus advogados tenham recentemente entrado com um recurso alegando que ele era “presumidamente culpado” no julgamento.
Os clientes que usaram a exchange para comprar, vender ou apostar nos preços futuros das criptomoedas estão esperando para receber seus fundos de volta desde que a empresa entrou com pedido de falência.
O plano aprovado na segunda-feira pagará à grande maioria dos clientes pelo menos 118% do valor em dólares norte-americanos que tinham em suas contas em novembro de 2022.
Inicialmente, os clientes esperavam receber de volta os ativos digitais, mas o plano — apresentado em maio — os reembolsará em dinheiro. Alguns investidores ficaram chateados com o fato de não serem reembolsados com seus criptoativos originais, alguns dos quais, como o Bitcoin, tiveram uma valorização significativa nos últimos dois anos.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.