FMI pede mais uma vez que El Salvador reduza exposição ao Bitcoin

A organização internacional ainda acredita que a aposta do presidente Nayib Bukele no Bitcoin não foi uma boa ideia
Imagem da matéria: FMI pede mais uma vez que El Salvador reduza exposição ao Bitcoin

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador (Foto: Reprodução/Presidencia de la República de El Salvador)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda não está satisfeito com o experimento de Bitcoin em El Salvador, mas continuará a trabalhar com o país.

Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (3), a porta-voz do FMI, Julie Kozack, afirmou que a entidade havia recomendado ao país “limitar a exposição do setor público ao Bitcoin”, de acordo com a Reuters.

Publicidade

El Salvador tornou o Bitcoin moeda legal em 2021. O FMI — que tem mantido conversações com El Salvador há anos sobre um programa apoiado pelo fundo para fortalecer as perspectivas de crescimento no país — tem sido um dos críticos mais veementes da adoção do Bitcoin.

“O que recomendamos é uma redução do escopo da lei do Bitcoin, o fortalecimento do quadro regulatório e da supervisão do ecossistema do Bitcoin, e a limitação da exposição do setor público ao Bitcoin”, disse Kozack.

No entanto, o FMI admitiu em agosto que muitos dos riscos do experimento com o Bitcoin “ainda não se materializaram”.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, sempre desconsiderou as preocupações de instituições e políticos sobre o projeto — até mesmo tuitando memes zombando das queixas do FMI.

Publicidade

Bukele — que foi criticado por organizações de direitos humanos por ser um autocrata, mas elogiado por libertários e conservadores por tornar El Salvador mais seguro — admitiu em uma entrevista em agosto para a TIME que o experimento com o Bitcoin não atingiu todas as expectativas.

A “lei Bitcoin” exige que empresas no pequeno país da América Central aceitem o ativo, se tiverem meios tecnológicos para fazê-lo. O governo também comprou grandes quantidades da moeda digital, com Bukele afirmando que compraria Bitcoin “nu” ou “no banheiro”.

Em 2021, os salvadorenhos receberam 30 dólares em Bitcoin por meio da carteira cripto do governo. No entanto, muitos cidadãos têm sido indiferentes em relação a receber e usar o ativo. O FMI alertou em 2021 que a decisão de El Salvador de tornar o Bitcoin moeda legal no país levantou “uma série de questões macroeconômicas, financeiras e legais.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.