O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu uma coordenação global em relação às criptomoedas, alertando para os riscos do aumento se seus preços.
De acordo com um relatório da Bloomberg, o porta-voz do FMI, Gerry Rice, disse na semana passada que há necessidade de “maior discussão internacional e cooperação entre os reguladores”.
Rice adicionou:
“Quando os preços dos ativos aumentam rapidamente, os riscos podem se acumular, especialmente se os participantes do mercado estão comprando com dinheiro emprestado. É importante que as pessoas estejam conscientes dos riscos e tomem as medidas de gerenciamento de risco necessárias”.
O porta-voz também enfatizou que as criptomoedas representam perigos além das perdas dos investidores e podem potencialmente ser usadas para lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, evasão fiscal e fraude.
Anteriormente, o FMI defendeu uma abordagem equilibrada na regulação das criptomoedas. Christine Lagarde, diretora-gerente da organização, disse em setembro de 2017 que as criptomoedas podem dar às competir com as moedas tradicionais emitidas pelo governo e não é “sábio” ignorá-las.
Ela acrescentou que as criptomoedas trariam disrupção e advertiu que bancos centrais e serviços financeiros precisam prestar mais atenção à tecnologia.
As últimas declarações do FMI vêm depois que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse na semana passada que o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira formou uma equipe para realizar discussões com outros reguladores dos EUA. O grupo está “muito focado” em criptomoedas, ele disse na época.
“Queremos garantir que as pessoas más não possam usar essas moedas para fazer coisas ruins”, acrescentou Mnuchin.
Leia Também: CEO da Visa Diz que Bitcoin Não é Sistema de Pagamento
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br