O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, disse hoje na conclusão de sua reunião regular do Federal Open Market Committee que manteria sua principal taxa de juros overnight perto de zero e não faria nenhuma alteração em suas compras mensais de títulos de pelo menos US$ 120 bilhões.
Em um movimento esperado do banco central dos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, anunciou que manteria sua estratégia em vigor pelo menos até que haja uma recuperação da recessão induzida pelo COVID – mas acrescentou que havia “grande incerteza pela frente”.
“O ritmo da recuperação foi moderado nos últimos meses”, disse ele, acrescentando: “O caminho à frente permanece altamente incerto”. O Fed também disse que a crise do coronavírus está pesando sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação.
Manter as taxas de juros baixas torna o empréstimo mais barato para que as pessoas possam sair, gastar e, por sua vez, estimular a economia.
Então, o que isso significa para o mundo das criptomoedas?
Bem, assim como em outras ocasiões em que o Fed anunciou que manteria as taxas de juros em zero, nos disseram que provavelmente os investidores poderiam recorrer a ativos alternativos – como o Bitcoin.
Isso ocorre porque os investimentos que rendem juros – como títulos ou instrumentos financeiros baseados em dívida – não estão gerando juros e, portanto, seriam menos atraentes. Além disso, como taxas de juros mais baixas tendem a acompanhar uma inflação mais alta, o Bitcoin torna-se uma proteção contra a desvalorização do dólar.
Desde que o Fed anunciou em setembro passado que as taxas de juros permaneceriam perto de zero, o preço do Bitcoin disparou – mais de 186% – e os investidores têm olhado para ativos como o ouro como um porto seguro.
Com o banco central dos EUA mantendo sua política monetária agressiva em vigor, parece que a mudança em direção a ativos alternativos – incluindo criptomoedas – pode continuar.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co