Fãs dos maiores times de futebol do mundo gastaram mais de US$ 350 milhões em fan tokens

Fãs do futebol que acompanham alguns dos maiores times do mundo já gastaram milhões de dólares na crescente indústria de fan tokens
Imagem inferior de jogador prestes a chutar a bola

Shutterstock

Os maiores times de futebol do mundo ganharam bastante dinheiro com fan tokens, de acordo com a BBC.

“Uma análise encomendada pela BBC News estima que mais de £ 260 milhões (ou US$ 350 milhões) foram gastos em moedas virtuais”, afirmou.

Publicidade

Segundo as descobertas da BBC, 24 times entre diversas ligas europeias lançaram ou estão considerando o lançamento de fan tokens. Oito desses clubes estão na Premier League na Inglaterra, considerada, por muitos, como a liga de futebol mais prestigiosa do mundo.

Analisando fan tokens

Grande parte dos clubes analisados agora estão envolvidos em oferta de fan tokens que, basicamente, são criptomoedas específicas de times.

No entanto, outras também estão vendendo tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), como Manchester City.

A Socios, empresa que fornece uma plataforma para a venda inicial e a negociação dessas criptomoedas, está no centro dessa nova tendência.

A Socios alegadamente contou à BBC que vendeu entre US$ 270 milhões e US$ 300 milhões em moedas até hoje, sem afirmar quanto dinheiro diretamente vai para os times.

A BBC também descobriu que Lazio, Manchester City, Porto e Santos agora geraram grande parte das vendas. Ainda assim, tokens afiliados do Manchester City e Lazio também caíram bastante em valor desde seu lançamento.

Publicidade

O que os fãs têm a dizer?

Muitos fãs do futebol levantaram perguntas sobre esses fan tokens.

“Meu conhecimento do mercado cripto é, no mínimo, superficial eu provavelmente represento um enorme número de comuns apoiadores de futebol que não são traders no mercado cripto”, afirmou Sue Watson, fã do West Ham, em entrevista à BBC.

“Algumas pessoas vão ganhar muito dinheiro com isso, mas é quase certeza de que não será o comum fã de futebol que está por aí”, afirmou Martin Calladine, escritor de futebol.

Independente da forma como alguns fãs de futebol se sentem, o auge dos fan tokens é parte integrante da ampla tendência entre cripto e esportes.

NFTs e o amplo mercado cripto encontraram um lar nos esportes, impulsionados por seu alto acolhimento de algumas das maiores estrelas dos Estados Unidos, incluindo Tom BradyRob GronkowskiSteph Curry.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.