“Extremamente ineficiente”, diz secretária do Tesouro dos EUA sobre Bitcoin

Para ela, um ‘dólar digital’ na modalidade CBDC seria conveniente para a economia americana
Imagem da matéria: “Extremamente ineficiente”, diz secretária do Tesouro dos EUA sobre Bitcoin

Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen (Foto: Shutterstock)

“Bitcoin é uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, durante um evento online na segunda-feira (22) promovido pelo The New York Times. Por outro lado, elogiou a tecnologia das CBDCs, considerando que um ‘dólar digital’ seria útil para a economia americana.

“Não acho que o Bitcoin — já disse isso — seja amplamente usado como um meio de transação. Na medida em que é usado, temo que muitas vezes seja para financiamento ilícito”, acrescentou Yellen.

Publicidade

Para ela, o Bitcoin é um ativo altamente especulativo e sugere que as pessoas devem ficar atentas. “Pode ser extremamente volátil e me preocupo com as perdas potenciais que os investidores podem sofrer”, concluiu Yellen

Após os comentários de Yellen, o Bitcoin caiu ainda mais nesta terça-feira (23), pois já vinha em queda após falas sem muita expressão de Elon Musk e Bill Gates, mas que soaram negativamente no mercado. Enquanto Gates dizia não ser fã do bitcoin, Musk questionava no Twitter se a criptomoeda estaria supervalorizada.

Dólar digital

A secretária falou pela primeira vez sobre a CBDC (Moeda Digital do Banco Central) e considerou um dólar digital conveniente para a economia americana, pois ajudaria na inclusão financeira e na agilidade de pagamentos. “Faz sentido que os bancos centrais estejam observando isso”, disse.

Yellen disse que os EUA têm problemas de inclusão financeira, pois muitos americanos realmente não têm acesso a sistemas de pagamento fáceis e a contas bancárias.

Publicidade

“Acho que um dólar digital — uma moeda digital do banco central — poderia ajudar nisso. Acho que pode resultar em pagamentos mais rápidos, seguros e baratos”, acrescentou a secretária.

O jornal considerou que os defensores das CBDCs podem interpretar os comentários de Yellen como endosso da ideia, visto que ela tratou do assunto positivamente no que podem ter sido os primeiros comentários públicos sobre essa perspectiva. 

Contudo, segundo ela, há uma série de questões a serem resolvidas antes que os bancos centrais entrem nas moedas digitais. Dentre elas, questionou, “qual seria o impacto no sistema bancário? Causaria um grande movimento de depósitos oriundos dos bancos e do Fed? Como lidaremos com lavagem de dinheiro?”, disse Yellen, acrescentando: “Há muito a considerar, mas vale a pena dar uma olhada”.

Bitcoin “altamente especulativo”

Na semana passada, Yellen já havia considerado publicamente que o Bitcoin é um “ativo altamente especulativo”, ressaltando sua alta volatilidade.

Publicidade

Questionada se criptomoedas como o Bitcoin precisam de um ambiente regulatório especial, Yellen disse que as autoridades estão se concentrando em proteger os investidores e garantir que as criptomoedas não sejam usadas em atividades criminosas.

“Eu acho importante ter certeza de que não é usado como um veículo para transações ilícitas e que haja proteção ao investidor”, disse a secretária.