Policial vasculha casa de acusado de peculato com criptomoedas
(Divulgação/PCGO)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpriu na terça-feira (8) um mandado de busca e apreensão na residência de um ex-secretário do município de Turvânia que está sendo investigado por desviar dinheiro público e tentar ocultá-lo através da compra de criptomoedas. O comunicado das autoridades relata que o ex-servidor pode responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

As investigações estão por conta da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Turvânia, que contou na operação com o apoio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de São Luís de Montes Belos. Apesar de o nome do servidor não ter sido informado, trata-se de um ex-secretário de Finanças do município, apontou o Diário de Goiás. 

Publicidade

De acordo com PCGO, as investigações se iniciaram após o recebimento de notícia-crime segundo a qual o ex-secretário de Turvânia — município que fica a 90 quilômetros da Capital Goiânia — estaria “se apropriando de dinheiro público, omitindo movimentações de extratos bancários e dissimulando a origem ilícita do montante obtido, através de investimentos e aquisição de criptomoedas”.

Até o momento, diz o órgão, as investigações apontam que o investigado teria se apropriado de, pelo menos, mais de R$ 400 mil, montante este transferido a contas bancárias vinculadas à pessoa jurídica da qual o investigado consta como sócio majoritário.

Durante o cumprimento do mandado, os agentes apreenderam laptops, cartões bancários, talões de cheques, pen-drives, relógios de luxo e dinheiro em espécie.

Segundo levantamento inicial, notas de dólares encontradas na residência são “possivelmente falsas”. Foram apreendidos também objetos relacionados a criptomoedas e documentos e anotações vinculados à Prefeitura Municipal de Turvânia.

Publicidade

“O cumprimento do mandado de busca e apreensão faz parte de uma série de medidas pleiteadas junto ao Poder Judiciário, que visam subsidiar as investigações, que seguem seu curso e objetivam esclarecer os fatos e devolver a quantia desviada aos cofres públicos”, concluiu a PCGO.

Caso foi denunciado a vereadores

Vereadores receberam a denúncia sobre a atuação do o ex-secretário, que teria assumido em 2017 e ficado por duas gestões. Os vereadores investigaram o caso, ação que, inclusive, teria motivado a recente demissão do servidor que continuava no cargo na atual gestão.

A Presidência da Câmara de Turvânia, a Secretaria Administrativa, e a Ouvidoria Parlamentar e Controle Interno do Poder Legislativo, assinaram uma nota sobre o assunto. O texto foi publicado no perfil do órgão no Instagram. 

A Câmara Municipal de Turvânia informou que, após receber denúncia anônima sobre possível desvio de recursos públicos envolvendo o secretário de Finanças, tomou prontamente as medidas necessárias, acionando os órgãos competentes e iniciando diligências próprias. Parte das alegações foi confirmada, resultando na exoneração do secretário em 31 de dezembro e na comunicação à autoridade policial. 

Publicidade

“Informamos a toda população que, independentemente de qualquer averiguação por parte do Poder Executivo ou das demais autoridades, será instalada uma Comissão Especial de Inquérito – CEI (seguindo o rito regimental da Câmara), visando a apuração legislativa completa dos fatos e a identificação e consequente punição de seu(s) responsável(eis)”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Pressão no Tesouro dos EUA aumenta expectativas de alta do Bitcoin

Pressão no Tesouro dos EUA aumenta expectativas de alta do Bitcoin

Bitcoin pode subir com força caso os preços subam com a introdução de mais liquidez nos mercados por parte do Federal Reserve
Imagem da matéria: Ações da Coinbase atingem mínima de 7 meses enquanto mineradoras de Bitcoin despencam em meio à guerra comercial de Trump

Ações da Coinbase atingem mínima de 7 meses enquanto mineradoras de Bitcoin despencam em meio à guerra comercial de Trump

Mercado acionário dos EUA continuou despencando em resposta aos recentes anúncios de tarifas do presidente Donald Trump
logo da binance em celular em cima de teclado de computador

Traders prometem boicotar Binance após liquidações derrubarem memecoins; entenda

Os traders ficaram furiosos com US$ 3,9 milhões liquidados de várias memecoins
moeda de bitcoin em cima de nota de 50 rublos

China e Rússia liquidam transações de energia em Bitcoin, diz VanEck

“Esses são os primeiros sinais de que o Bitcoin está evoluindo de um ativo especulativo para uma ferramenta monetária funcional”