Ex-membro da Ripple pode ser novo Controlador da Moeda dos EUA, diz WSJ

OCC é o órgão que regula a atividade bancária no país
Imagem da matéria: Ex-membro da Ripple pode ser novo Controlador da Moeda dos EUA, diz WSJ

Michael Barr é cotado pelo novo governo americano (Foto: Universidade do Michigan)

O advogado Michael Barr, ex-membro do conselho da Ripple Labs, pode ser o novo chefe do Gabinete do Controlador da Moeda americana (OCC), órgão que regula a atividade bancária nos EUA. De acordo com o The Wall Street Journal na quarta-feira (20), a informação veio de pessoas familiarizadas com o assunto.

Se for indicado pelo presidente Joe Biden e o Senado americano der aval, Barr vai ocupar a vaga deixada por Brian Brooks, ex-executivo da Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos EUA. Assim, o advogado será o segundo nome com passagem pelo mercado de criptomoedas a supervisionar os bancos americanos.

Publicidade

Procurado pelo WSJ, Barr não foi encontrado para comentar a suposta indicação. Atualmente ele atua como reitor de políticas públicas da Universidade de Michigan, disse o jornal.

No currículo de Barr também consta a passagem pelo Departamento do Tesouro dos EUA, que controla o OCC. Durante o governo Obama, ele ocupou a cadeira de Secretário Adjunto da instituição. Na mesma época, ele também participou da criação da lei 111-203, mais conhecida como ‘Lei Dodd-Frank de Reforma de Wall Street e de Proteção a Consumidores’.

Esta Lei culminou o processo de debate de reforma financeira nos EUA detonado pela crise de 2007-2008, explica um texto no site da Anbima, publicado pouco tempo depois da assinatura do então presidente Barack Obama. na visão do WSJ, tratou-se de uma ampla revisão da regulamentação financeira que se seguiu à crise financeira daquele fim de década.

Outra notícia boa para o mercado de criptomoedas veio na última segunda-feira, quando a equipe de transição de Joe Biden anunciou o professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Gary Gensler, como novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Publicidade

A notícia pode soar positivamente para o mercado de criptomoedas, pois Gensler conhece bem o setor e já comentou positivamente sobre o Bitcoin, além de atuar como Conselheiro Sênior da Iniciativa de Moeda Digital e conduz pesquisas sobre a tecnologia de blockchain, criptomoedas e fintechs.