Ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried tem fiança negada e luta contra extradição das Bahamas

Um juiz decidiu manter o ex-CEO sob custódia enquanto sua equipe jurídica luta para mantê-lo fora dos EUA.
Uma pessoa por trás de grades

Foto: Shutterstock

Um juiz das Bahamas negou o pedido de fiança do fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, alegando “risco de fuga” do ex-bilionário. A decisão veio horas depois de Bankman-Fried ter notificado os tribunais das Bahamas de que pretendia agir contra qualquer ordem de extradição para os EUA.

A desembargadora das Bahamas, JoyAnn Ferguson-Pratt, negou na terça-feira que a petição do Bankman-Fried fosse liberada sob fiança de US$ 250 mil, ordenando que Bankman-Fried fosse enviado ao departamento de correções do país.

Publicidade

Anteriormente, a equipa jurídica de Bankman-Fried tinha declarado no Tribunal de Magistrados das Bahamas que lutaria contra a extradição para os EUA, caso ela fosse solicitada. Ryan Pinder, Procurador-Geral das Bahamas e Ministro de Assuntos Jurídicos, disse em um comunicado na segunda-feira (12) que seu escritório foi notificado de que os EUA “provavelmente solicitarão sua extradição.”

Os Estados Unidos e as Bahamas possuem um Tratado de Extradição em vigor desde 1994, o que permite a qualquer país extraditar réus por acusações que seriam consideradas crimes em ambos os países e que podem acarretar penas de prisão de um ano ou mais. O processo é tipicamente administrativo, sem exigência ou oportunidade de argumentar culpa ou inocência.

Bankman-Fried tem uma audiência de extradição marcada para 8 de fevereiro de 2023.

Bankman-Fried foi preso pela polícia das Bahamas na segunda-feira, a pedido das autoridades dos EUA, encerrando semanas de especulação sobre o que aconteceria com o ex-CEO.

Nos Estados Unidos, Bankman-Fried está atualmente enfrentando acusações do Departamento de Justiça, incluindo conspiração para cometer fraude eletrônica em clientes e credores; conspiração para cometer fraude de Commodities e Valores Mobiliários; Lavagem de dinheiro e conspiração para fraudar os Estados Unidos, além de violação das leis de financiamento de campanha. 

Publicidade

WATCH LIVE: SEC Enforcement Director Gurbir S. Grewal with @SDNYnews at the 2pm press conference announcing the indictment of Samuel Bankman-Fried, founder of the now-bankrupt FTX cryptocurrency exchange.

LIVE HERE: https://t.co/Us9QMzkM9F

— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) December 13, 2022

A Comissão de Valores Mobiliários divulgou uma acusação oficial logo depois, dizendo que Bankman-Fried orquestrou um esquema para fraudar investidores de capital na FTX. A Agência disse que a investigação relacionada a essa má conduta já está acontecendo.

Em entrevista à jornalista Tiffany Fong no mês passado, Bankman-Fried disse que fez doações a candidatos democratas e republicanos. As doações do Partido Republicano, disse ele, foram apoiadas com ”dinheiro sombrio” (dinheiro sem facilidade de rastreamento) para evitar o escrutínio dos meios de comunicação social.

“Bankman-Fried e seus co-conspiradores fizeram milhões de dólares em contribuições políticas financiadas pela Alameda Research para candidatos e comitês políticos federais antes das eleições de 2022”, disse um porta-voz do Departamento de Justiça. “Para ocultar o fato de que essas contribuições foram pagas usando fundos de uma empresa e para evitar limites de Contribuição e requisitos de relatórios de contabilidade, Bankman-Fried fez com que as contribuições fossem relatadas em nome de co-conspiradores e não em nome da verdadeira fonte dos fundos.”

FTX Founder Indicted for Fraud, Money Laundering, and Campaign Finance Offenseshttps://t.co/2y85R3ieDs

— Criminal Division (@DOJCrimDiv) December 13, 2022

Na sua acusação, o Departamento de Justiça dos EUA disse que cada uma das oito acusações contra Bankman-Fried leva a no máximo 20 anos de prisão federal. De acordo com os promotores, isso significa que Bankman-Fried pode ter uma sentença máxima de 115 anos se for considerado culpado em todas as acusações.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.