Europa: Novo Centro Blockchain Dá Boas-Vindas a Pequenas e Grandes Empresas

Imagem da matéria: Europa: Novo Centro Blockchain Dá Boas-Vindas a Pequenas e Grandes Empresas

À medida que criptomoedas continuam sua marcha pelo mundo, muitos governos estão procurando maneiras de entender e aproveitar a nova tecnologia. As Fintechs prometem sérias vantagens, mas também podem ameaçar o status quo, competindo e potencialmente substituindo o dinheiro fiduciário.

Isso está colocando os bancos centrais do mundo em uma posição difícil de ter que criar infraestruturas financeiras e regulatórias radicalmente novas que possam dar um forte impulso e estimular a concorrência econômica, ao mesmo tempo em que não colocarão suas moedas nacionais em um risco muito grande. Muitos reguladores estão procurando estabelecer o equilíbrio perfeito em seus respectivos países, e é uma tarefa penosa. As reações variam: alguns países, como a China e a Coréia do Sul, optaram por banir completamente as Ofertas Iniciais de Moedas, enquanto outros estão explorando as novas oportunidades com grande curiosidade e até, em alguns casos, total aceitação.

Publicidade

Notavelmente, a Europa é uma das regiões que está tratando bem as criptomoedas. Tendo sido gravemente ferida na crise financeira de 2008, ficou mais determinada do que nunca a fazer um rápido retorno. Para isso, seus reguladores rapidamente começaram a trabalhar, desenvolvendo leis que permitiriam à indústria jovem de tecnologia financeira evoluir e trazer vantagens econômicas para a região.

Os líderes da União Européia perceberam que o blockchain combina perfeitamente com seus ideais de transparência de informações e compartilhamento de dados de mercado, o que torna o novo setor particularmente bem-vindo. O Parlamento Europeu já instruiu seu braço executivo para construir sua própria blockchain, e agora países individuais estão desenvolvendo suas próprias abordagens para criar uma infra-estrutura que encoraje novos investimentos.

Entre os primeiros adeptos e ap+oiadores estão Gibraltar, Alemanha, Suíça e Espanha. Recentemente, foi anunciado que os legisladores espanhóis estão trabalhando na criação da infra-estrutura mais segura da Europa para o investimento em blockchain, desenvolvendo legislação que oferecerá vários incentivos fiscais para atrair empresas de blockchain para o mercado local. Falando à Bloomberg, o deputado espanhol Teodoro Garcia Egae disse que o governo está procurando especificamente atrair empresas de blockchain focadas em projetos de finanças, educação e saúde. Ele também indicou que há regulamentações especiais nas obras que tornariam a Espanha um destino atraente para startups e empresas maduras para manter ICOs em sua jurisdição.

Como alguns outros países europeus, a Suíça está optando por não regular especificamente as moedas digitais por enquanto. Seu governo acredita na abordagem cautelosamente otimista e acolhedora, que resultou no surgimento de um ambiente blockchain próspero, liderado por instituições com visão de futuro como a Crypto Valley Association – uma organização independente sem fins lucrativos criada com o apoio do governo suíço para construir o principal ecossistema de blockchain e tecnologias de criptografia do mundo. A Associação já se juntou a gigantes internacionais como KPMG, PwC, UBS e Thomson Reuters.

Publicidade

Nas palavras de um dos mais novos membros da Associação do Crypto Valley, Yury Morozov, fundador e CEO da BubbleTone, o primeiro blockchain da indústria de telecomunicações, “acreditamos que a Associação está fazendo um trabalho extremamente importante ajudando as empresas a incorporar novas tecnologias blockchain na economia e infraestrutura da Suíça, e queremos emprestar nossa expertise em blockchain em geral, e em blockchain especificamente para telecomunicações, para ajudar a transição da indústria para as melhores soluções existentes”.

Dito isto, nem todos estão prontos para saltar no vagão europeu ainda. Ao escolher onde registrar sua empresa, os especialistas e consultores da Native Video Box (NVB) analisaram várias opções. A equipe da NVB tem uma vasta experiência trabalhando na Rússia e nos EUA, mas estes foram os primeiros a serem eliminados da lista. “Todos os sinais apontam para a iminente regulamentação completa da criptomoedas nos EUA”, diz o fundador e CEO da NVB, Alexander Shishow. “Já houve casos em que tokens de ICOs multimilionárias foram consideradas uma security e os ICOs foram fechados pelos tribunais.” A Rússia, pelo contrário, ainda está longe de formar qualquer coisa que se assemelhe a um quadro legislativo coerente em esta área. Ao considerar a Europa, o projeto analisou o Reino Unido e a Suíça. Eles foram alertados do Reino Unido por rumores sobre a remoção do anonimato dos operadores de criptomoedas. A Suíça garantiu um olhar mais atento, mas acabou sendo rejeitada. O motivo: o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). “Acreditamos no senso comum dos suíços, mas esse regulamento é uma bomba-relógio”, afirma Shishow. “No final, decidimos a favor da velha espera, um offshore. Nós escolhemos as Seychelles, com seu clima de negócios favorável. Podemos sempre nos mudar das Seychelles mais tarde, mas o contrário pode ser complicado ”, concluiu Shishow.

Um dos mais ávidos e influentes apoiadores da blockchain, Keith Teare, fundador e líder de mais de uma dúzia de projetos internacionais bem-sucedidos do Vale do Silício, incluindo o Techcrunch, e conselheiro de vários ICOs anteriores e atuais, incluindo a recém-concluída venda de token Crypterium, é extremamente Contudo, entusiasmados com os esforços da Suíça: “A infraestrutura clara, transparente e confiável para a Oferta Inicial de Moedas é muito necessária. As ICOs são uma ótima maneira para empresas novas e existentes levarem seus produtos e serviços inovadores para o mercado. Aplaudo a governo da Suíça por tornar esta importante ferramenta facilmente acessível a empresas de alta tecnologia. ”

Os sentimentos de Teare são ecoados por Nick Evdokimov, conselheiro e co-fundador de muitos projetos bem-sucedidos de blockchain, incluindo a ICOBox, fornecedora líder mundial de soluções SaaS ICO, que disse: “Tais iniciativas patrocinadas pelo governo são inestimáveis: elas são uma das as formas mais poderosas para um país conquistar uma vantagem competitiva inquestionável no mercado global – e fazê-lo rapidamente e sem gastar muito dinheiro. Isso é o que eu chamo de uma situação ganha-ganha tanto para o país quanto para a comunidade blockchain. ”

Publicidade

Com a capitalização de mercado da criptomoedas que deve chegar a centenas de bilhões em um futuro muito próximo, os reguladores em todo o mundo estão sinalizando que estão interessados ​​na nova indústria, mesmo que de forma cautelosa. Mas eles realmente têm muita escolha? Como um livro-razão distribuído, o blockchain está em toda parte e em nenhum lugar. E como qualquer homem sábio sabe, se você não pode vencê-los, junte-se a eles – e é bom ver essa atitude razoável tomando conta.