O Partido Democrata apresentou no Comitê Judiciário da Câmara dos EUA um relatório que aponta que o presidente Donald Trump explorou o poder político de ser chefe do Executivo para lucrar centenas de milhões de dólares com a criação de negócios no setor das criptomoedas.
Divulgado nesta semana, o relatório dos democratas afirma que a decisão de Trump de adotar uma agenda pró-cripto do ponto de vista regulatório é apenas um plano de autoenriquecimento da família.
“Ele construiu essa riqueza a partir do Salão Oval, direcionando investimentos para a empresa de sua família, blindando seus investidores contra investigações e processos federais de fraude e valores mobiliários, explorando sua base política e degradando as agências federais normalmente responsáveis por investigar suborno e monitorar atores mal-intencionados online”, argumentou o relatório.
A definição feita pelo congressista Jamie Raskin, que é o democrata de maior escalão no comitê, é contundente: “Não sabemos ainda de onde vem todo esse dinheiro, mas os Estados Unidos nunca viram corrupção nessa escala ocorrer dentro da Casa Branca”.
Equipe de Trump nega acusações
A secretária de imprensa de Trump, Karoline Leavitt, respondeu com uma declaração negando quaisquer conflitos e afirmando que o governo está promovendo inovação.
“As tentativas contínuas da mídia de fabricar conflitos de interesse são irresponsáveis e reforçam a desconfiança do público no que lêem”, disse ela em comunicado enviado ao portal CoinDesk.
“Nem o presidente nem sua família jamais se envolveram, ou se envolverão, em conflitos de interesse. Por meio de ações executivas, apoio a legislações como o GENIUS Act e outras políticas de bom senso, o governo está cumprindo a promessa do presidente de transformar os Estados Unidos na capital mundial das criptomoedas, impulsionando inovação e oportunidades econômicas para todos os americanos.”
O presidente Trump teve foi grandes movimentos na indústria cripto ligados diretamente ao seu nome e de sua família. Em janeiro, lançou sua memecoin oficial horas antes de assumir a presidência e levantou bilhões de dólares com a iniciativa. Antes, em setembro de 2024, lançou a World Liberty Financial, um protocolo de serviços financeiros que usa blockchain e smart contracts para gerir os produtos.
Já pensou em aproveitar a Black Friday para ter mais rentabilidade e ainda acumular pontos Livelo para usar como quiser? Invista na Invest Friday do MB e ganhe até 20 mil pontos. Abra sua conta e aproveite!











