EUA banem endereços de Bitcoin e Ethereum ligados a traficantes de armas russos

Segundo instituição do país, os acusados usavam as carteiras para driblar as sanções econômicas impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia
Tanques russos em trem

Tanques russos a caminho da frente ucraniana (Shutterstock)

O Tesouro dos EUA sancionou na noite de quarta-feira (1) dois endereços de criptomoedas ligados a traficantes de armas russos. 

Em um comunicado, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro (OFAC) afirmou que havia banido para uma lista negra os endereços Bitcoin e Ethereum usados por Jonatan Zimenkov, filho de Igor Vladimirovich Zimenkov. 

Publicidade

De acordo com o OFAC, pai e o filho trabalharam em conjunto para gerir uma rede de evasão das sanções econômicas impostas à Rússia contra a invasão da Ucrânia, fornecendo a uma empresa russa “dispositivos de alta tecnologia”. 

“Igor Zimenkov trabalhou em estreita colaboração com seu filho Jonatan Zimenkov e uma ampla rede de indivíduos e entidades para permitir as vendas de equipamentos de defesa russos a governos de outros países”, disse o comunicado. 

o OFAC acrescentou que, tanto Igor como Jonatan Zimenkov, estiveram em contato com empresas de defesa russas sancionadas. “A rede Zimenkov usou empresas de fachada para canalizar dinheiro dentro da rede enquanto tentava manter uma aparência legal”, disse o OFAC. 

Os dois endereços Bitcoin e Ethereum sancionados não estão atualmente detendo nenhum ativo, de acordo com os dados da blockchain. 

Publicidade

Banimento de endereços cripto

O OFAC já sancionou endereços e produtos de criptomoedas antes. Talvez o caso mais importante tenha sido no ano passado, quando baniu cidadãos dos EUA de usar o Tornado Cash, alegando que criminosos estavam usando a ferramenta para lavar dinheiro sujo. 

O Tornado Cash é um aplicativo “misturador de moedas”. Ele permite que as pessoas enviem e recebam Ethereum anonimamente. 

O OFAC afirma que o aplicativo foi usado pelo grupo de hackers Lazarus, patrocinado pela Coreia do Norte, como uma ferramenta para ocultar fundos roubados. 

Mas a proibição irritou muitos na comunidade cripto e até mesmo alguns políticos dos EUA, como o republicano Tom Emmer, que afirma que a privacidade é um direito e colocar um aplicativo em uma lista negra pune as pessoas erradas. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Bull market está de volta? Conheça as expectativas para o mercado cripto em 2023 em live do MB quinta-feira (2) no YouTube.