Um produto de investimento focado na ethereum, está agora aberto a investidores na bolsa Nasdaq Stockholm, na Suécia.
Anunciado hoje, a CoinShares, liderada pelo antigo trader da JPMorgan Chase Daniel Masters, está lançando uma Exchange-traded Note (ETN) para a ether, a criptomoeda que alimenta a blockchain ethereum.
ETN é um derivativo, negociado como se fosse uma ação, em que a instituição financeira promete ao tomador do papel lhe pagar a variação de um índice, uma commoditie ou outro parâmetro após um período de tempo estipulado.
Com a notícia, a ETN junta-se à oferta original de ETN do bitcoin da CoinShares, lançada em 2015, trazendo um mecanismo bem utilizado dos mercados tradicionais para o mundo das criptomoedas.
Os ETNs funcionam de forma semelhante aos fundos negociados em bolsa, exceto em lugar de dar aos investidores acesso a uma cesta de ativos, eles geralmente dão aos investidores exposição a apenas um único ativo.
Um diretor da CoinShares enquadrou o interesse da empresa em ETNs por sua crença de que as pessoas deveriam ter uma “exposição sem problemas” às maiores criptomoedas do mercado.
Daniel Master disse ao CoinDesk:
Bitcoin é a disrupção das funções do dinheiro e ouro, e o ether é a disrupção da função dos mercados de ações e o processo de formação de capital.
A empresa anunciou recentemente uma posição de 58.451 BTC – que, a preços de mercado atuais, vale mais de US $ 250 milhões.
Somente na Europa?
Enquanto o novo ETN está sendo comercializado exclusivamente para investidores europeus por razões de regulamentação, qualquer pessoa com acesso através de seus corretores para a NASDAQ Stockholm poderá comprar o produto.