O primeiro ETF de Solana à vista das Américas, o QSOL11, da gestora QR Asset, foi lançado oficialmente na Bolsa de Valores brasileira, a B3, nesta quinta-feira (29), após captar R$ 15,5 milhões em sua oferta pública.
O ETF será negociado com valor inicial de R$ 10 e utiliza como referência o CME CF Solana Dollar Reference Rate, índice desenvolvido pela CF Benchmarks
com apoio da Chicago Mercantile Exchange (CME).
Para Murilo Cortina, diretor comercial da QR Asset, Solana ainda tem espaço para crescer no mercado de criptoativos, se mostrando um ativo estratégico para investidores: “É interessante notar que a captação da oferta do QSOL11 foi cerca de 15% do que captamos com o QBTC11, o primeiro ETF de Bitcoin na América Latina”.
Segundo ele, hoje a Solana tem cerca de 6% do tamanho de mercado do Bitcoin, mostrando que, mesmo menor, a rede ainda tem muita demanda do mercado. “Porém, diferentemente do Bitcoin, Solana ainda tem muito a crescer no mercado de cripto e seu movimento recente vem sendo cada vez mais ocupar uma parcela maior do mercado”, afirma Cortina.
A Solana é uma blockchain conhecida por sua escalabilidade e eficiência, sendo recentemente ligada à criação de milhares de novos projetos, principalmente de memecoins por conta do lançamento da Pump.fun, uma plataforma que ajuda nesse processo e com baixo custo.
“Ao oferecer um ETF baseado em Solana, proporcionamos aos investidores uma maneira segura, regulada e eficiente de acessar o potencial dessa tecnologia revolucionária”, afirma Theodoro Fleury, gestor e diretor de investimentos da QR Asset Management.
Os brasileiros têm visto um grande aumento no número de produtos de criptomoedas disponíveis para investimento. Nesta semana, a BlackRock e a B3 disponibilizaram um BDR do ETF de Ethereum da gestora americana lançado nos Estados Unidos em maio.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.