Estônia lança projeto para viabilizar moeda digital do Banco Central

Imagem da matéria: Estônia lança projeto para viabilizar moeda digital do Banco Central

Estônia (Foto: Shutterstock)

O banco Central da Estônia lançou um projeto de pesquisa em moeda digital para determinar se a Blockchain KSI, que já é usada pelo governo local, é funcional para o lançamento de uma moeda digital do Banco Central (CBDC).

O programa de pesquisa conjunto do Eesti Pank, Guardtime e SW7 será executado em várias fases e está inicialmente planejado para durar cerca de dois anos. A primeira fase determinará como arquitetar uma plataforma escalável, praticamente utilizável e criptograficamente segura para atender às necessidades de uma moeda digital do banco central, incluindo requisitos rigorosos de velocidade, segurança, privacidade e resiliência.

Publicidade

“O Banco Central da Estônia, como um pequeno banco central, escolhe cuidadosamente para quais projetos de desenvolvimento do Eurosistema somos capazes de contribuir de forma significativa. Ao longo dos anos, a Estônia desenvolveu um know-how único na gestão de um governo digital que prioriza a segurança, privacidade e eficiência. Essa experiência nos dá boas bases para lançar um projeto de exploração das fronteiras tecnológicas do dinheiro digital com as empresas de tecnologia SW7 e Guardtime. Guardtime é o parceiro de blockchain de longo prazo do governo da Estônia e é um líder global em seu campo”, disse o chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento e Liquidação de Eesti Pank Rainer Olt.

A notícia segue o relatório da semana passada sobre o euro digital do Banco Central Europeu, que encorajou pesquisas sobre os benefícios e as desvantagens da emissão de CBDCs em todo o bloco.