Como o white paper do Bitcoin foi encontrado nos computadores da Apple

Veja como abrir o documento escrito por Satoshi Nakamoto dentro do seu MacBook
Moeda de Bitcoin sobre teclado de laptop-ao fundo, logo colorido da Apple

Foto: Shutetrstock

Um blogueiro de tecnologia chamado Andy Baio revelou na quarta-feira (05) que um arquivo PDF contendo o projeto inicial do Bitcoin – o chamado white Paper – pode ser encontrado em qualquer computador MacBook da Apple que esteja atualizado com o sistema operacional macOS Catalina 10.15.7 ou posterior – ou seja, pelo menos desde 2018.

A data do anúncio coincide com o “aniversário” do autor do documento, Satoshi Nakamoto, que teria “completado” ontem 48 anos.

Publicidade

A Apple, proprietária do sistema macOS, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Segundo Baio, a descoberta foi sem querer, e ele só a tornou pública após checar a informação com vários amigos. Ele pediu que os colegas que usam Mac verificassem a instalação de usando um dispositivo chamado “Virtual Scanner II”, oculto no sistema.

“Eu estava na verdade tentando consertar minha impressora. Tentava digitalizar um documento, mas o dispositivo não estava aparecendo no ‘Image Capture’ depois que atualizei o macOS recentemente. Apenas vi este dispositivo “Virtual Scanner II”, que eu nunca tinha olhado (ou notado?) antes”, disse Baio. E dentro desse dispositivo estava o arquivo PDF com o texto que deu origem à maior criptomoeda do mundo

(Imagem: reprodução)

A notícia surpreendeu a comunidade cripto, que agora quer saber quem teve a ideia de inserir e ocultar no sistema o documento publicado por Satoshi Nakamoto há mais de 14 anos.

“De todos os documentos do mundo, por que o White Paper do Bitcoin foi escolhido? Existe um maximalista do Bitcoin secreto trabalhando na Apple?”, questionou Baio.

Baio disse também que não foi o primeiro a encontrar o Virtual Scanner II oculto no sistema, apontando para um tweet de 2020 que também abordou o assunto.

Publicidade

“Aqui está um mistério: por que tenho um dispositivo de captura de imagem chamado Virtual Scanner II no meu Mac?”, escreveu o usuário Josh D na época.

Here's a mystery: why do I have an Image Capture device called Virtual Scanner II on my Mac? It shows a preview of a painted sign that for some reason closely resembles a photo by @thomashawk on 'clustershot'? But not exactly — the scanned version looks more weathered. pic.twitter.com/jPb5kx3NyS

— Josh D (@schwa23) November 28, 2020

Outro ponto é que a versão 14 do MacOS deve ser lançada ainda este ano. Será que a Apple vai tomar alguma providência?

O White Paper do Bitcoin é peça de uma ação judicial no Reino Unido sobre sua propriedade, alegada pelo autoproclamado criador do Bitcoin, Craig Wrigh.

Nos últimos anos, ele tem tentado registrar os direitos autorais do whitepaper e vem processando os sistemas que os hospeda. Um comentário no site Coindesk sugere que isso pode ter sido um ato interno de desafio de um programador que trabalhava na Apple, uma empresa grande demais para Wright processar.

Publicidade

Como visualizar o White Paper do Bitcoin

E não é difícil realizar a operação para apreciar o documento de Nakamoto. O nome do arquivo é “simpledoc.pdf” e tem apenas 184 KB. Para Baio, talvez fosse apenas um PDF leve e conveniente para fins de teste, nunca destinado a ser visto pelos usuários finais. Ele explicou como abrir a cópia do white paper, inserindo os seguintes comandos no aplicativo do terminal:

“open /System/Library/Image\ Capture/Devices/VirtualScanner.app/Contents/Resources/simpledoc.pdf”  

Então, se você estiver usando o macOS 10.14 ou posterior, o PDF do Bitcoin PDF será aberto em ‘Visualização’.

A informação mais contundente que Baio conseguiu até o momento é que alguém teria registrado internamento a alocação do PDF com um erro interno, mas que ficou por isso mesmo.

“Um passarinho me disse que alguém o registrou internamente como um problema há quase um ano, atribuído ao mesmo engenheiro que colocou o PDF lá em primeiro lugar, e essa pessoa não tomou nenhuma ação ou comentou sobre o problema desde então”, concluiu.

Aniversário de Satoshi Nakamoto

Sobre a suposta idade de Satoshi Nakamoto, o Coindesk explica que ele inseriu a data de nascimento de 5 de abril de 1975 quando registrou o pseudônimo na The P2P Foundation — provavelmente em 2009. Seu suposto aniversário é baseado nessa informação.

Como prova, explica o site, a idade de Satoshi apareceu como 38 na The P2P Foundation em 4 de abril de 2014 e como 40 em 5 de abril de 2015, implicando em 5 de abril de 1975 como seu aniversário.

Publicidade