Imagem da matéria: "Engomadinho do Bitcoin" deve ser convocado pela CPI e entra na mira do Comando Vermelho
Suspeitas são de que Engomadinho do Bitcoin estaria na Tailândia (Foto: Reprodução)

A CPI das Pirâmides Financeiras apresentou dois requerimentos para que o empresário conhecido como “Engomadinho do Bitcoin” seja convocado para depor. Ambos os documentos foram protocolados nesta terça-feira (29), sendo um do deputado Caio Viana (PSD/RJ) e outro de Alfredo Gaspar (União/AL)

“Engomadinho do Bitcoin” é o apelido de Gustavo de Macedo Diniz, que tem 27 anos e ficou famoso ao criar a empresa Bybot. A empresa prometia altos retornos por meio de arbitragem na compra e venda de criptomoedas. No entanto, o projeto suspeito de ser uma pirâmide financeira travou os saques de todos os clientes e apagou as redes sociais na sexta-feira (25), deixando um prejuízo de R$ 70 milhões. 

Publicidade

As duas convocações tem como base a reportagem do portal Metrópoles que relatou o caso. Pessoas e investidores próximas ao “Engomadinho” afirmam que a Bybot tinha um braço na Tailândia e, por isso, há uma suspeita geral de que ele esteja em Bangkok.

Os dois pedidos são para que ele compareça à CPI para depor na condição de testemunha.

Mas as convocações para a CPI não foram as únicas notícias envolvendo Gustavo de Macedo Diniz. Nova reportagem do portal Metrópoles relata que a facção criminosa Comando Vermelho está atrás do criador da aparente pirâmide e outras duas pessoas que operavam o esquema. Supostamente, o grupo teria perdido o investimento que havia feito na Bybot para lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Segundo a reportagem, as imagens de dois operadores da Bybot começaram a circular em grupos de WhatsApp com a informação de que o Comando Vermelho irá pagar R$ 15 mil para informações que levem ao paradeiros dos procurados.

O apelido de “Engomadinho” tem a ver com o fato de Gustavo sempre aparecer nas redes sociais em roupas de marca e viajando o mundo em hoteis de luxo.

Quer fazer uma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@prod.portaldobitcoin.com

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas sob notas de dólar

Credor de criptomoedas Nexo retorna aos EUA citando políticas favoráveis às criptos de Trump

Empresa saiu dos EUA em 2022 após fracassar nas negociações com reguladores estaduais e federais sobre seu produto de rendimento de juros
Imagem da matéria: Fed derruba regras que limitavam serviços de bancos para o setor de criptomoedas

Fed derruba regras que limitavam serviços de bancos para o setor de criptomoedas

O banco central dos EUA agora tratará o setor de criptoativos como qualquer outro serviço bancário, em vez de adotar uma abordagem de cautela especial
largada de corrida entre homens

Veja como será corrida de espermatozoides com apostas em criptomoedas que acontece nesta semana

Sperm Racing é exatamente o que parece, e os fundadores estão apostando que as pessoas vão aparecer na Polymarket para apostar na competição microscópica
logo da xrp ripple na bandeira do brasil

1º ETF de XRP do mundo estreia hoje no Brasil

O fundo XRPH11 da Hashdex tem a Genial Investimentos como administradora