Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Foto: Shutterstock

Nos últimos dias ocorreu em Bruxelas, Bélgica, um dos maiores eventos de criptomoedas da Europa, o Ethereum Community Conference (ETHCC), focado no Ethereum (ETH) e nas diversas novidades envolvendo seu ecossistema.

Entre os destaques do ETHCC ficou a palestra do principal idealizador do Ethereum, Vitalik Buterin, que destacou os pontos fortes e fracos da maior blockchain de contratos inteligentes, incluindo suas preocupações sobre a censura de transações.

Publicidade

O desenvolvedor disse que entre os pontos fortes do ecossistema Ethereum está o fato de ele ser um “ecossistema grande de staking e razoavelmente descentralizado” e que é uma comunidade altamente internacional e intelectual, conforme apontou o CoinDesk.

Por outro lado, entre os pontos fracos, Buterin reconheceu a dificuldade de um usuário fazer staking sozinho, dada a exigência de 32 ETH para se tornar um validador na blockchain, e que a execução de um nó é tecnicamente complicada. Ele disse que ambas as questões “são muito solucionáveis”.

Buterin também expressou preocupação sobre um ataque de 51% à blockchain, dizendo que a suposição coletiva da comunidade Ethereum seria que todos se unissem, forçassem um soft fork minoritário e cortassem o invasor.

“Depende de muitas suposições em torno de coordenação, ideologia e várias outras coisas, e não está claro como fazer algo assim em 10 anos”, disse Buterin, segundo o The Block.

Publicidade

“Acho que há valor em realmente duplicar esses pontos fortes e, ao mesmo tempo, reconhecer e corrigir nossas inadequações e garantir que realmente cumpramos nossos padrões elevados”, concluiu.

RWA em foco

Participando do evento, Igor Erthal, head de listagem do Mercado Bitcoin (MB), destacou que Real World Assets (RWA), ou seja, a tokenização de ativos do mundo real, foi um dos principais temas debatidos no evento.

E como representante de uma empresa brasileira, Erthal afirma que o país tem sido destaque na comunidade, sendo reconhecido como um importante hub cripto na América Latina.

Segundo ele, apesar da grande variedade de palestras, soluções envolvendo RWA foram foco, com atenção em novidades para ajudar o mercado cripto a se desenvolver dentro da rede Ethereum, como questões de escalabilidade e soluções de prova de conhecimento zero, por exemplo.