Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, criticou o Twitter por lançar um novo recurso que permite que usuários usem tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) como fotos de perfil.
Nesta sexta-feira (21), o bilionário empreendedor tuitou que a iniciativa mais recente era “irritante” e criticou a gigante rede social por falhar em limpar “spambots” da plataforma, que postam links de promoções e sorteios cripto fraudulentos.
“O Twitter está gastando recursos de engenharia nessa m***a enquanto golpistas cripto estão fazendo a festa com spambots em cada tuíte!?”, tuitou.
Na quinta-feira (20), a empresa sediada na cidade americana de São Francisco anunciou que estava apresentando um novo recurso que permite que usuários verifiquem a propriedade dos NFTs usados como fotos de perfil.
Usuários precisam conectar seus NFTs por meio de diversas carteiras, incluindo MetaMask, Rainbow e Coinbase.
Por enquanto, a nova opção só está disponível para usuários do Twitter Blue, um serviço de assinatura com acesso exclusivo a recursos premium e customizações de aplicativo. Também está limitado a quem utiliza a plataforma no sistema iOS.
Musk reclama sobre golpes no Twitter
No entanto, alguns seguidores de Musk o criticaram de volta, afirmando que o líder da Tesla “literalmente contratou equipes de engenheiros” para possibilitar que a fabricante de carros elétricos começasse a aceitar dogecoin (DOGE) na loja on-line da Tesla.
Ao longo de 2021, Musk tuitou e incentivou publicações sobre dogecoin, então o preço do DOGE disparou. Na semana passada, não foi diferente. Após seu anúncio de que usuário agora podem gastar a popular criptomoeda de meme em produtos da Tesla, dogecoin subiu 16%.
Ainda assim, as preocupações de Musk com sorteios e esquemas cripto no Twitter são válidas.
Há anos, contas falsas que copiam o perfil de Musk foram criadas para replicar seus tuítes, prometendo o dobro da quantia em bitcoin (BTC), ether (ETH) ou outras criptomoedas enviadas a suas carteiras.
Além disso, contas no Twitter de muitas celebridades e outras pessoas importantes foram vítimas de hackers no passado, em que criminosos promoviam sorteios falsos de criptomoedas.
Apesar de o Twitter ter tomado medidas e removido contas falsas, o problema ainda persiste, pois contas falsas de Elon Musk ainda estão por aí.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.