El Salvador propõe banco privado de investimento em Bitcoin para impulsionar a economia

BPI ofereceria aos investidores de Bitcoin acesso a serviços financeiros com menos restrições em comparação com os bancos tradicionais
Pessoa segura moeda de bitcoin à frente de bandeira de El Salvador

Foto: Shutterstock

El Salvador está dobrando sua aposta no Bitcoin com uma nova proposta para estabelecer um banco de investimentos privado voltado para investidores em criptomoedas.

Milena Mayorga, embaixadora de El Salvador nos Estados Unidos, anunciou o plano no Twitter, afirmando que o Banco de Investimentos Privados (BPI) “diversificaria as opções de financiamento oferecidas aos potenciais investidores em dólares e Bitcoin.”

Publicidade

A medida vem apenas duas semanas após o presidente Nayib Bukele, um defensor ferrenho do Bitcoin, ter sido empossado para seu segundo mandato. O principal assessor de Bitcoin de Bukele, Max Keiser, disse que o presidente está “começando com tudo” com essa nova legislação.

Se aprovada, a BPI ofereceria aos investidores de Bitcoin acesso a serviços financeiros com menos restrições em comparação com os bancos tradicionais. O banco não enfrentaria as mesmas leis rigorosas, como limitações para se envolver com bancos estrangeiros ou conceder grandes empréstimos.

Para estabelecer uma BPI, seria necessário um capital social mínimo de 50 milhões de dólares e pelo menos dois acionistas, incluindo estrangeiros. O banco poderia operar em qualquer moeda de curso legal, incluindo USD e BTC, e poderia buscar aprovação para se tornar um provedor de serviços de ativos digitais.

A proposta, dirigida por Bukele e apresentada pela Ministra da Economia María Luisa Hayem, ainda não foi aprovada pelos legisladores. Ela precisará passar por consultas e uma votação na Comissão de Tecnologia, Turismo e Investimento.

Publicidade

El Salvador fez história em 2021 ao se tornar o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Apesar de uma jornada difícil, a popularidade de Bukele permanece alta, em grande parte devido à sua repressão às gangues criminosas que atormentaram a nação por décadas.

A proposta da BPI representa mais um passo na missão de El Salvador de integrar o Bitcoin em seu sistema financeiro e atrair investimentos em criptomoedas para impulsionar o crescimento econômico.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes