El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

(Foto: Shutterstock)

El Salvador, país da América Central que se tornou o primeiro do mundo a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal, deu mais uma passo em sua estratégia com a criptomoeda, agora oferecendo acesso público aos dados de seu investimento em BTC por meio de um mempool personalizado.

Segundo o site, o governo de El Salvador detém atualmente 5.748,76 bitcoins, avaliados, ao preço atual, em R$ 1,8 bilhão. Ainda de acordo com os dados, o país aumentou seu estoque em 4 BTCs nos últimos sete dias, e 30 BTCs em 30 dias.

Publicidade

O Bitcoin Office, órgão do governo salvadorenho destinado a gerenciar todos os projetos relacionados ao BTC, anunciou esse novo recurso por meio de sua conta oficial X (antigo Twitter) no domingo (12).

“El Salvador agora tem seu próprio espaço de mempool onde qualquer pessoa pode consultar nossos ativos do tesouro Bitcoin”, disse o órgão.

As reservas de Bitcoin de El Salvador

As compras recentes mostradas nos dados de sete e 30 dias fazem parte da estratégia Dollar Cost Averaging (DCA) anunciada pelo presidente Nayib Bukele em novembro de 2022. Na época, ele afirmou publicamente que iria passar a comprar “um Bitcoin por dia”. Até então, a carteira do governo tinha 2.381 bitcoins.

A comunidade cripto recebeu de forma positiva ao anúncio do mempool, já que agora o país se torna mais transparente sobre suas reservas em BTC e sobre sua estratégia de compra de ativos.

Publicidade

No X, Criptolawyer, uma figura conhecida no meio cripto latino-americano e fundadora da consultoria jurídica Bitcoin Legalrocks, expressou seu apoio.

“O governo de El Salvador publicou suas participações no BTC para que qualquer pessoa no mundo, a qualquer momento, possa auditar suas reservas de Bitcoin em tempo real. Alguns governos e países querem sempre falar sobre o negativo do uso de criptomoedas, mas esquecem que dentro de todo o bem está a rastreabilidade de cada transação e sua imutabilidade”, disse.

Apesar da estratégia de investimento em BTC, a taxa de adoção da criptomoeda em El Salvador permanece modesta. De acordo com um estudo de 2023 da Universidade José Simeón Cañas, apenas 12% da população do país usou Bitcoin pelo menos uma vez para pagar bens e serviços naquele ano.