Imagem da matéria: Dubai planeja regular criptomoedas e endurecer regras de compliance
Foto: Shutterstock

Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai (DFSA ), cidade nos Emirados Árabes Unidos, considerou regular o mercado de criptomoedas em seu Plano de Negócios 2021-2022, publicado na segunda-feira (18). A entidade supervisiona as empresas que operam no Dubai International Financial Centre (DIFC) um hub que isenta fintechs de impostos.

“Vamos aproveitar as conquistas recentes neste espaço durante o período de planejamento de negócios por meio do desenvolvimento de um regime regulatório para criptoativos (como títulos tokenizados e criptomoedas), tendo já implementado regulamentos que suportam vários modelos de negócios inovadores”, descreveu o órgão na publicação.

Publicidade

O objetivo da ação, explicou a DFSA, é adotar uma abordagem regulatória que deve facilitar a inovação, mas que vai requerer alguns deveres das empresas, como adesão estrita ao licenciamento e regras de conduta da entidade.

E detalhou que o foco é manter ainda mais a confiança no setor de serviços financeiros relacionados no DIFC localizando e fechando brechas no que tange às regras de compliance. Outro ponto, revelou a entidade, é criar soluções para as empresas que faliram ou que estão prestes a falir, o que preocupa os reguladores.

Outro ponto que deve ser prioridade, segundo a DFSA, é complementar os regulamentos de acordo com o Programa de Avaliação do Setor Financeiro (FSAP) do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Pretendemos continuar a alinhar nosso regime regulatório aos padrões internacionais”, concluiu.

Dubai fará consulta pública

Segundo o diretor do DFSA Peter Smith, que também é chefe de Estratégia, Política e Risco, a agência vai procurar regular uma ampla gama de ativos digitais,como as criptomoedas, e as empresas que fornecem serviços relevantes no setor.

Publicidade

“Vamos regular esses mercados de maneira proporcional e cuidadosa, com base nas melhores práticas em todo o mundo”, disse Smith ao The National News.

De acordo com o  jornal, a DFSA deve publicar dois documentos de consulta pública no primeiro e no segundo trimestre deste ano, buscando feedback sobre os regulamentos de criptomoedas propostos.

A primeira licença emitida a uma empresa de criptomeoda nos Emirados Árabes ocorreu em fevereiro de 2018, quando o centro de negociação governamental de Dubai (DMCC) de sinal verde para a empresa do ramo de ouro Regal Assets, que agregou criptomoedas na corretagem.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin vai atingir US$ 160 mil até o final do ano, prevê analista

Ryan Lee vê BTC como ativo de refúgio em consolidação e projeta salto impulsionado por ETFs e melhora no sentimento macroeconômico
celular com logo da coinbase com graficos no fundo

Ações da Coinbase disparam 40% no mês e fecham no maior nível da história

A COIN está em alta ultimamente, subindo quase 24% apenas nas últimos cino pregões e 40% no mês
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin avança mais 1,6% com alívio da tensão no Oriente Médio

Manhã Cripto: Bitcoin avança mais 1,6% com alívio da tensão no Oriente Médio

A maioria das criptomoedas estão no verde hoje, embora com ganhos menores aos vistos na manhã passada
bitcoin sobre bandeira dos eua

Isenções fiscais para criptomoedas voltam ao debate com novo projeto no Senado dos EUA

A senadora Cynthia Lummis apresentou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei de benefícios fiscais para criptomoedas que o setor esperava ver no pacote de reconciliação de Trump